Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa de Carcavelos
Designação
DesignaçãoCasa de Carcavelos
Outras Designações / PesquisasCasa de Carcavelos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Solar
TipologiaSolar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Vila Verde/Coucieiro
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- a 1 km da ponte de CaldelasCarcavelos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.673296-8.395415
DistritoBraga
ConcelhoVila Verde
FreguesiaCoucieiro
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Casa de Carcavelos, situada no Lugar com o mesmo nome, foi construída no último quartel do século XVIII pelo capitão João Xavier Soares e sua mulher Maria Teresa de Azevedo (SILVA, 1958, vol. I, p. 267). Destinada a residência do casal, a obra já deveria estar a decorrer no final de 1783, uma vez que a provisão do Arcebispo de Braga autorizando a construção da capela tem a data de 13 de Novembro desse ano.
A fachada que confina com a via pública é formada por vários corpos separados por pilastras. O primeiro, que interrompe um muro ameado, é marcado pelo portão de acesso ao pátio interno: de verga curva é ladeado por duas janelas de remate idêntico. Termina num frontão de lanços curvos, interrompido. Sobre o vão da entrada exibe-se uma pedra de armas com escudo partido em pala: a primeira esquartelada Azevedos de São João de Rei; a Segunda Soares e Campos. As armas foram renovadas no final do século XIX pelo 1º Conde de Carcavelos (IDEM, pp. 267-268).
O muro continua depois até ao edifício habitacional, de dois pisos, abertos por três pequenos vãos no nível térreo e por cinco janelas de verga curva no andar nobre, sendo a central de sacada, protegida por gradaria.
Segue-se um corpo mais baixo, com um vão semelhante aos restantes no piso inferior e no superior duas janelas que ladeiam uma outra de sacada. Este longa alçado termina no frontispício da capela, definido por pilastras coroadas por urnas e rematado por um frontão de lanços curvos. O portal, de verga curva e frontão triangular, é ladeado por janelas de remate semelhante, e sobrepujado pela janela do coro, com moldura superiormente trabalhada.
Se a casa é antecedida por um portão e um pátio interno, a capela abre directamente à via pública, o que certamente permitia que fosse frequentada pela população local. Saliente-se que neste alçado apenas a capela e o portão principal exibem elementos decorativos mais dinâmicos denotando uma maior preocupação na sua configuração, ao contrário do volume correspondente à casa, onde impera a depuração. Definem-se assim claramente duas áreas, uma virada ao exterior, de cariz mais público, e uma outra mais privada e virada para o interior, embora deixando bem visível uma imagem de prestígio e poder de acordo com a imagem que os seus proprietários certamente pretendiam transmitir.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Nobres Casas de PortugalSILVA, António Lambert Pereira daEdição1958Porto

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt