Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja matriz de Ferreira de Aves
Designação
DesignaçãoIgreja matriz de Ferreira de Aves
Outras Designações / PesquisasIgreja de Santo André, matriz de Ferreira de Aves / Igreja Paroquial de Ferreira de Aves / Igreja de Santo André (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Sátão/Ferreira de Aves
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Ferreira de Aves Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.808511-7.665111
DistritoViseu
ConcelhoSátão
FreguesiaFerreira de Aves
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 44 075, DG, I Série, n.º 281, de 5-12-1961 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA igreja matriz de Ferreira das Aves, de fundação românica, remonta ao tempo em que a povoação foi mandada povoar por D. Henrique e D. Teresa, passando depois para a posse dos Templários. São, no entanto, muito poucos os elementos que restam deste templo primitivo. Em 1573 uma Visitação ordenava a reedificação da capela-mor e, desde então, os visitadores exigiram melhoramentos sucessivos, facto que se deveu, muito possivelmente, ao estado de ruína em que a igreja incorria. Todavia, em 1591 o corpo do templo não se encontrava ainda concluído.
Na segunda metade da centúria seguinte assistiu-se à campanha decorativa responsável pela execução dos retábulos colaterais e pelo da Capela das Almas. Já no século XVIII, o problema da exiguidade da capela-mor, mencionada pelos visitadores quinhentistas, foi finalmente resolvido com a ampliação deste espaço, que beneficiou ainda de novo retábulo-mor, realizado em meados da centúria e dourado na década de 1760.
O templo resultante destas sucessivas intervenções é, essencialmente, maneirista, ainda que integrando elementos românicos do edifício primitivo. A fachada, em empena, é marcada pela abertura, no mesmo eixo, do portal de verga recta encimado por nicho e janela quadrangular, configurando uma solução muito característica da região. Nos alçados laterais, ganha especial interesse a cachorrada românica e, a Sul, o portal em arco de volta perfeita, com duas arquivoltas assentes sobre colunelos de capitéis de motivos geométricos e tímpano com a representação de um animal fantástico. A sineira, à direita, eleva-se acima da linha do telhado, aberta por dois arcos de volta perfeita.
No interior, o espaço da nave é seccionado por colunas de granito com capitéis dóricos, que definem três naves. A decoração é bastante restrita, cingindo-se aos retábulos já referidos e à capela-mor, com retábulo de linguagem rococó e texto de caixotões pintados.
(RC)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920

Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt