Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte de pedra da ribeira de Isna
Designação
DesignaçãoPonte de pedra da ribeira de Isna
Outras Designações / PesquisasPonte de pedra da Ribeira de Isna / Ponte dos Três Concelhos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Ponte
TipologiaPonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCastelo Branco; Santarém/Sertã; Vila de Rei; Mação/Cumeada e Marmeleiro; São João do Peso; Cardigos
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
39.73581-8.055086
DistritoCastelo Branco; Santarém
ConcelhoSertã; Vila de Rei; Mação
FreguesiaCumeada e Marmeleiro; São João do Peso; Cardigos
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 29/90, DR, I Série, n.º 163, de 17-07-1990 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Ponte de Pedra da Ribeira de Isna situa-se na estrada antiga dos Colos, ou via dos Mouros, que de Cardigos se dirigia à Sertã, a cerca de dois quilómetros da primeira localidade, muito próximo do centro geográfico do país, num ponto de encruzilhada de várias redes de comunicação da Hispania romana, que após a reconquista no reinado de D.Afonso Henriques se torna domínio dos cavaleiros Templários, passando mais tarde para o domínio da Ordem de Malta.
Durante o reinado de Filipe II de Espanha, em 1605, é elevada a sede de Comarca. Em 1878, por via de reforma dos limites administrativos, depois de pertencer ao concelho de Vila de Rei, passa para a área do concelho de Mação, encontrando-se o imóvel no termo de três concelhos distintos, sendo o terceiro, não anteriormente nomeado, o município da Sertã.
A ponte é construída em alvenaria de pedra aparelhada em fiadas regulares, que eventualmente poderia ser rebocada, em que as fundações até ás impostas são em granito, sendo o restante aparelho em xisto, incluindo os arcos constituídos por lajes de pedra de xisto fina, dispostas em cunha.
A ponte é constituída por três arcos de volta perfeita, sendo os das extremidades aproximadamente iguais em vão e o central ligeiramente maior, reproduzindo um modelo arquitectónico funcional aplicado em outros imóveis.
O seu tabuleiro, plano, tem um comprimento de 36m, sendo a sua largura de cerca de 3,5m, encontrando-se delimitado por guardas laterais.
Destacam-se as dimensões dos seus talhamares com 3m de altura por 3,6m de largura com um ângulo muito agudo, concerteza para quebrar o ímpeto das cheias. A jusante parecem existir vestígios de talhamares menores.
Quanto à cronologia do imóvel, uma datação precisa requer uma investigação histórica aprofundada, faltando correlacionar esta estrutura com um período cronológico preciso, bem delimitado por estudos comparativos, aceitando-se, no entanto, equacionar este modelo como sendo de tradição romana.(JAM)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monumentos históricos do concelho de MaçãoPEREIRA, Maria Amélia HortaEdição1970MaçãoPublicado a 1970
Pontes romanas de PortugalPINTO, Paulo MendesEdição1999LisboaData do Editor : 1999
Pontes Antigas ClassificadasRIBEIRO, Aníbal SoaresEdição1998Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt