Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Forte de São João Baptista
Designação
DesignaçãoForte de São João Baptista
Outras Designações / PesquisasFortaleza de Nossa Senhora da Assunção / Castelo de Vila do Conde (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Forte
TipologiaForte
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Vila do Conde/Vila do Conde
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Vigia do Castelo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.341765-8.751802
DistritoPorto
ConcelhoVila do Conde
FreguesiaVila do Conde
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 47 984, DG, I Série, n.º 233, de 6-10-1967 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Implantado a noroeste da barra do rio Ave, junto à praia da Senhora da Guia, o Forte de São João Baptista de Vila do Conde é uma construção de planta estrelada composta por cinco baluartes que circundam uma ampla praça de armas no interior. Três dos baluartes apresentam guaritas. Virada a terra, a porta de armas exibe uma moldura em arco de volta perfeita, sobre a qual foi colocado o escudo de armas de Portugal. No interior subsistem os espaços correspondentes originalmente às casamatas, diferenciando-se as divisões da casa do governador, a cozinha, o paiol e os restos de uma capela. Estas construções foram adaptadas a funções hoteleiras, tendo perdido muitas das características primitivas.
História
A proteção da foz do rio Ave dos ataques atlânticos era uma preocupação premente desde os tempos medievais. Em meados do século XIII a povoação detinha já alguma importância como porto de pesca e estaleiro naval, pelo que a defesa da barra do rio face aos assaltos de pirataria era fundamental. Data desta época a edificação do primeiro sistema defensivo na desembocadura do rio, uma torre erigida por ordem do infante Afonso Sanches, filho de D. Dinis, junto à Ermida de Nossa Senhora da Guia.
Embora este torreão se tenha mantido ativo até ao século XIX, a sua eficácia na defesa do rio foi-se tornando insuficiente com os desenvolvimentos da pirobalística na época moderna. Em 1567 o Cardeal D. Henrique, enquanto regente do Reino, mandou que se encetassem estudos para a fortificação de toda a costa atlântica portuguesa, medida ratificada por D. Sebastião em 1570. O engenheiro encarregue das construções militares na região do Entre Douro e Minho seria Simão de Ruão, que terá determinado o local onde deveria ser construída a nova fortaleza vila-condense ao mesmo tempo que desenhou a planta do forte, cujas obras se iniciaram entre 1570 e 1573 (RIBEIRO, José A. S., 2016, p. 96). No entanto, a edificação da fortaleza iria parar depois da União Ibérica, levando a que o empreendimento se arrastasse pelo século XVII.
Ainda antes de 1640, o 7.º duque de Bragança, D. Teodósio, retomou a construção do forte, tendo designado o engenheiro António de Vila-Lobos como responsável pela mesma. Porém, as obras só seriam concluídas em 1642, quando D. João IV ordenou o remate da muralha leste e o reforço da guarnição, face às necessidades de defesa das Guerras de Restauração.
Estando em funções até ao século XIX, o Forte de São João Baptista deixou de ter guarnição depois de 1834, sendo a partir de então utilizado para o registo de entrada e saída de embarcações da barra do Ave. Quase votado ao abandono no século XX, foi classificado como de interesse público em 1967, revelando a atenção que, uma década mais tarde, suscitaria a proteção das fortalezas costeiras enquanto registos materiais do plano de defesa do país na época moderna.
A estrutura do forte foi recuperada na década de 1990 através do aproveitamento do espaço para a edificação de uma unidade hoteleira, mantendo-se até hoje como espaço de eventos sociais e culturais.
Catarina Oliveira
DGPC, 2021
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Vila do CondeNEVES, Joaquim PachecoEdição1991Vila do Conde
Vila do CondeMIRANDA, MartaEdição1998Lisboa
Guia de Portugal, v.4, t. I : Entre Douro e Minho, Douro LitoralPROENÇA, RaulEdição1983Lisboa
Filipe Tércio. Ingegnere e Architetto em Portugal. 1577-1597. (dissertação de mestrado)RIBEIRO, José António SalazarEdição2016Porto

IMAGENS

Forte de São João Baptista - Vista parcial do pano de muralhas e de um dos baluartes
Autor: Nmmacedo, em colaboração com Wiki Loves Monuments

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt