Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Gruta da Marmota
Designação
DesignaçãoGruta da Marmota
Outras Designações / PesquisasGruta da Marmota (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Gruta
TipologiaGruta
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Alcanena/Alcanena e Vila Moreira
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Cabeço das FigueinhasSítio da Marmota Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoSantarém
ConcelhoAlcanena
FreguesiaAlcanena e Vila Moreira
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEsta região do actual território português concentrou desde finais do século passado a atenção de parte significativa de quem se dedicava, então, aos estudos arqueológicos, de um modo geral, e aos pré-históricos, em particular.
Não surpreenderá, por conseguinte, que a década de setenta de novecentos trouxesse um novo vigor às investigações até então pontualmente conduzidas por nomes maiores dos precursores portugueses nesta área de intervenção, mormente com a publicação dos materiais recolhidos durante as escavações realizadas ainda nos anos quarenta por Afonso do Paço (1895-1968), Georges Zbyszewski (1909- 1998) e Octávio da Veiga Ferreira (1917-?) na "Lapa da Bugalheira", ao mesmo tempo que davam indicações relativas a outras grutas existentes nas imediações, como, precisamente, da "Gruta da Marmota" (FÉLIX, Paulo Jorge Soares, 1999, pp. 14-15).
A região onde se encontra implantada sobressai, como tantas outras, pelos registos de acentuada antiguidade de povoamento humano, a exemplo, ademais, da própria gruta em epígrafe, cujo interior forneceu abundantes vestígios desta mesma realidade, ao mesmo tempo que da sua reutilização em períodos subsequentes.
Escavada de forma sistemática durante a primeira metade dos anos setenta, sob orientação do Professor Victor dos Santos Gonçalves, a "Gruta da Marmota" forneceu materiais atribuíveis às Idades do Bronze e do Ferro, a par de elementos neolíticos.
Com efeito, e para além de uma necrópole da Idade do Bronze, foi possível identificar, na sala superior, dois importantes testemunhos do denominado "Neolítico dolménico", tipologicamente coincidentes com os exumados na "Lapa da Galinha" (vide supra). Fazem, por conseguinte, parte desta primeira ocupação da gruta materiais tão diversificados, ao mesmo tempo que característicos do correspondente horizonte cultural, quanto placas de xisto com decoração geométrica, assim como fragmentos de cerâmica manual, numa evidente associação aos vestígios osteológicos humanos parcialmente cobertos com ocre vermelho, num exemplo claro de tumulação em grutas naturais.
Um fenómeno enquadrado num período durante o qual "A realidade cultural apresenta-se múltipla, eivada de assimetrias de desenvolvimento, em função da inserção das comunidades em ecossistemas mais ou menos favoráveis ao pleno florescimento da agricultura e do pastoreio, ou do apego mais ou menos arreigado dos grupos a formas de subsistência tradicionais [...]." (JORGE, S. O., 1990, p. 102).
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Uma nova necrópole da Idade do Bronze: a Gruta da Marmota", O Arqueólogo PortuguêsGONCALVES, Victor Manuel dos SantosEdição1972Lisboa3ª série: 6, p. 213-218
"A consolidação do sistema agro-pastoril", Nova História de PortugalJORGE, Susana de OliveiraEdição1990Lisboapp. 102-162
"O final da Idade do Bronze no Centro-Oeste Peninsular: a construção do Ribatejo Norte", Revista de GuimarãesFÉLIX, Paulo Jorge SoaresEdição1999Guimarãesvolume especial, II, pp. 715-740

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt