Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Misericórdia de Tancos
Designação
DesignaçãoIgreja da Misericórdia de Tancos
Outras Designações / PesquisasIgreja da Santa Casa da Misericórdia de Tancos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Vila Nova da Barquinha/Tancos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da Escola VelhaTancos Número de Polícia:
Rua da MisericórdiaTancos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.45893-8.399562
DistritoSantarém
ConcelhoVila Nova da Barquinha
FreguesiaTancos
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (ver Decreto)
Edital de 14-03-1984 da CM de Vila Nova da Barquinha
Edital de 13-02-1984 da CM de Vila Nova da Barquinha
Despacho de homologação de 4-01-1984 do Ministro da Cultura
Parecer de 3-01-1984 da Assessoria Técnica do IPPC a propor a classificação como IIP
Em 20-05-1983 a CM de Vila Nova da Barquinha manifestou o seu interesse no prosseguimento do processo de classificação
Proposta de classificação de 9-06-1976 da DGPC
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Irmandade da Misericórdia de Tancos terá sido fundada na década de oitenta do século XVI, por iniciativa de D. Francisco Manoel de Ataíde, 1º Conde da Atalaia. O templo da irmandade ficou concluído em 1585, segundo data inscrita no portal, que indica que na época D. Francisco de Ataíde era o provedor. O programa decorativo do espaço interior foi executado nas décadas seguintes, contemplando o revestimento azulejar e o retábulo maneirista, com pinturas da autoria de Simão Rodrigues (SERRÃO, Vítor, 1970).
A proximidade geográfica das margens do rio Tejo ditou a progressiva degradação do templo, uma vez que as sistemáticas inundações deram origem à sua ruína. No ano de 1937, devido à ruína da estrutura e à impossibilidade de executar uma campanha de restauro, a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais decidiu remover os painéis de azulejos seiscentistas, de forma a serem reaproveitados noutros templos que estavam então a ser restaurados, como a Igreja de Jesus de Setúbal. Posteriormente, o templo era ocupado pelo Exército.
Actualmente a estrutura do templo, nomeadamente o espaço interior, encontra-se muito alterada, devido às sucessivas transformações de que a igreja foi objecto. Nos anos 80 do século XX a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha executou um projecto de adaptação do espaço, com a construção de um anfiteatro, para ali ser instalado o Centro Cultural da Freguesia de Tancos. Na época, o retábulo-mor foi transferido para a igreja matriz da vila.
De planta rectangular disposta longitudinalmente, possui corpo principal delimitado por cunhais, apresentando na fachada principal portal rasgado ao centro, inserido numa estrutura retabular, encimado por dois janelos rectangulares e um óculo. Enquadrando a pedra de armas do Conde de Atalaia, o portal de arco pleno é ladeado por duas colunas toscanas e rematado por entablamento. Sobre este foi aberto um nicho de frontão triangular ladeada por aletas, onde estava inserida uma imagem da Mater Omnium . Esta estrutura deriva do modelo de portal-retábulo concebido por João de Ruão, que a arquitectura maneirista acabaria por adoptar, embora lhe desse formas mais depuradas ao nível ornamental.
O interior, de nave única, encontra-se totalmente despojado da decoração original. Era revestido por painéis de azulejos enxaquetados azuis e brancos, e o arco que abre para a capela-mor apresenta vestígios de policromia. O antigo retábulo maneirista de talha dourada, que se encontra actualmente integrado no acervo da Matriz de Tancos, é composto por oito tábuas dispostas à volta do sacrário, com os temas da Visitação , Flagelação , O beijo de Judas , A Última Ceia , O Senhor da Cana Verde , Ecce Homo , Calvário e Cristo a caminho do Calvário .
Catarina Oliveira
IPPAR/2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, Distrito de SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1949LisboaLocal de Edição - Lisboa Publicado a 1949 Data do Editor : 1949
Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de PortugalCOSTA, Pe. António Carvalho daEdição1712LisboaOff. de Valentim da Costa Deslandes, 1706 - 1712
O retábulo da Misericórdia de Tancos é de Simão RodriguesSERRÃO, VítorEdição1970Lisboa
Tancos - ecos do passado e do presenteMAÇÃO, Helder VitóriaEdição1995Vila Nova da Barquinha

IMAGENS

Igreja da Misericórdia de Tancos - Fachada principal
Autor: Nmmacedo, em colaboração com Wiki Loves Monuments

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt