Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Lourenço
Designação
DesignaçãoIgreja de São Lourenço
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de São Lourenço / Igreja de São Lourenço (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Setúbal/Azeitão (São Lourenço e São Simão)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua José Augusto Coelho (antiga Rua Direita)Vila Nogueira de Azeitão Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.518917-9.014519
DistritoSetúbal
ConcelhoSetúbal
FreguesiaAzeitão (São Lourenço e São Simão)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28 536, DG, I Série, n.º 66, de 22-03-1938 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 26-08-1954, publicada no DG, II Série, n.º 215, de 11-09-1954 (com ZNA) (ZEP da Igreja de São Lourenço e do Pelourinho de Vila Nogueira de Azeitão)
Zona "non aedificandi"Portaria de 26-08-1954, publicada no DG, II Série, n.º 215, de 11-09-1954 (ZEP da Igreja de São Lourenço e do Pelourinho de Vila Nogueira de Azeitão)
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaAs origens deste templo recuam ao século XIV, altura em que se sabe ter sido edificada uma igreja dedicada a São Lourenço. Desconhece-se, todavia, qual a sua configuração (admite-se que tenha sido de nave única com capela-mor de tramo final poligonal, como foi usual nessa centúria), uma vez que, pouco mais de um século volvido, ao redor de 1570, o antigo edifício gótico foi integralmente demolido para dar lugar ao monumento que hoje se conserva.
Trata-se de uma característica igreja maneirista, de proporções medianas, composta pela justaposição de dois rectângulos: o da nave, mais comprido, e o da capela-mor, que mantém a mesma altura em relação ao corpo, diferenciando-se planimetricamente por um pequeno ressalto ao nível do arco triunfal. A fachada principal é de pano único, a que se adossou torre sineira pelo lado direito. Ao centro, abre-se o portal, que é de lintel recto, moldurado, sublinhado superiormente por janelão do coro de idêntica tipologia. A empena é contracurvada, animando, desta forma, o "rectilinismo" da construção. A torre sineira, de planta quadrangular, é marcada por cunhais de cantaria e aberta no registo superior por vãos de arco de volta perfeita.
O interior é de nave única e nele se conserva um púlpito quinhentista formado por mármores da vizinha Serra da Arrábida. As paredes encontram-se revestidas por azulejos setecentistas, azuis e brancos, sendo os mais importantes os das paredes laterais da capela-mor, que representam diversas cenas bíblicas. Encontram-se atribuídos à oficina de António e Policarpo de Oliveira Bernardes (pai e filho), uma das mais importantes estirpes de azulejadores de finais do século XVII e primeira metade do século XVIII, quando esta modalidade artística atingiu o auge de criatividade, especialmente em Lisboa. Os azulejos da nave, embora pareçam ser de mão diferente, inserem-se nessa grande produção do reinado de D. João V, enquanto que os que revestem as paredes do baptistério são ligeiramente mais tardios, já do ciclo pombalino.
Sem obras assinaláveis ao longo do século XIX, o templo foi intervencionado a partir de 1947, numa campanha restaurada algo prolongada que levou ao apeamento do arco triunfal, à conservação dos azulejos e à integral substituição de pavimentos e coberturas.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Azulejaria em Portugal no século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa
Quinta e palácio da Bacalhoa em Azeitão: monografia histórico-artisticaRASTEIRO, JoaquimEdição1895
O Azulejo em PortugalSANTOS, Reinaldo dosEdição1957Lisboa
Igreja de São Lourenço de Vila Nogueira de Azeitão, Boletim da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, n.º 97Edição1957Lisboa

IMAGENS

Igreja de São Lourenço - Fachada principal

Igreja de São Lourenço - Fachada principal

Igreja de São Lourenço - Cruzeiro no adro da igreja

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt