Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palácio da Quinta das Torres, incluindo o tanque adjacente e a Casa de Frescoa em forma de «Tempietto»
Designação
DesignaçãoPalácio da Quinta das Torres, incluindo o tanque adjacente e a Casa de Frescoa em forma de «Tempietto»
Outras Designações / Pesquisas
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Setúbal/Azeitão (São Lourenço e São Simão)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 10Vila Nogueira de Azeitão Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.519954-9.006211
DistritoSetúbal
ConcelhoSetúbal
FreguesiaAzeitão (São Lourenço e São Simão)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO morgadio ao qual pertencia a Quinta das Torres foi instituído no século XV por Rui Gomes da Grã, e a propriedade pertencia em 1520 a D. Brites de Lara, Marquesa de Vila Real e senhora da vizinha Quinta da Bacalhoa, mulher do infante D. Fernando e mãe de D. Manuel, que então a ofereceu como presente de casamento - ainda sem casa erguida - a D. Maria da Silva e seu marido, D. Pedro Eça. A Quinta e o seu palácio, datável de c. 1560, é, tal como a vizinha Quinta da Bacalhoa, um dos mais importantes e belos conjuntos arquitectónicos renascentistas do país.
A planta, de concepção nitidamente italiana (AZEVEDO, Carlos, 1988), é constituída por quatro rectângulos, em cujos vértices se destacam torreões quadrados, desenvolvendo-se em torno de um grande pátio interior. A influência italianizante estende-se ao pórtico da fachada Sul, encimado por duas pirâmides (as "torres" que lhe dão o nome) e rasgado em três vãos sobre colunas toscanas, os laterais quadrados e o central, alteado, rematado em arco redondo ao modo serliano, e ao átrio, que evidenciam tanto os princípios de proporção e simetria como o elogio da vivência campestre característicos do estilo de Palladio.
De desenho particularmente delicado é a casa de fresco, em forma de tempietto, de planta redonda e cúpula assente em doze colunas, erguido no meio do grande tanque quadrado da propriedade. A disposição em torno do largo pátio central, perfeitamente integrado na planta, bem como toda a regularidade e harmonia do traçado, aliadas à introdução de detalhes tão saborosos como o pavilhão circular do lago ou o átrio de desenho erudito, fazem da Quinta das Torres um caso único, e pioneiro, na introdução do renascimento italiano em Portugal.
No interior da casa, quase todas as amplas salas possuem tectos de madeira, portas à romana e painéis de azulejos na parede. Um dos mais significativos conjuntos azulejares está numa sala voltada para o tanque, a Norte, (sala que na opinião de Santos Simões teria sido originalmente aberta em galeria ou loggia, como no Palácio da Bacalhoa) representando temas mitológicos retirados da "Eneida" de Virgílio - a "Fuga de Eneias e incêndio de Tróia" e a "Morte de Dido e construção de Cartago". Trata-se de dois painéis de majólica de factura italiana, provavelmente oriundos da oficina do mestre Orazio Fontana, em Urbino (SIMÕES, J. M. dos Santos, 1946). Para além destes, a casa ainda recolhe outros belos exemplares de azulejaria de fabrico nacional ou hispânico.
A quinta manteve-se na posse da família D' Eça até que no século XVIII, por falta de sucessão directa, passou para o ramo colateral dos Corte-Real, e mais tarde, de novo por herança, para a família Saldanha e depois para a casa de Murça. Em 1878, após a morte do 3º Conde de Murça, a quinta foi adquirida pelo Dr. Manuel Bento de Sousa, cujos herdeiros adaptaram há alguns anos uma parte das dependências, justamente as voltadas para o lago, primeiro a casa de chá e pequeno hotel e, posteriormente, a uma mais ampla estalagem. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Palácios e solares portuguezes (Col. Encyclopedia pela imagem)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1900Porto
Cidades e Vilas de Portugal - AzeitãoCALADO, MariaEdição1993Lisboa
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
"Panneaux de Majolique au Portugal", in Faenza - Bolletino del Museo Internazionale delle Ceramiche, fasc. III-IVSIMÕES, J. M. dos SantosEdição1946
A Arquitectura "ao Romano"CRAVEIRO, Maria de LurdesEdição2009Vila Nova de Gaia
Quinta das Torres (artigo on-line), in www.azeitão.ptEdição

IMAGENS

Palácio da Quinta das Torres - Lago com casa de fresco, em forma de tempietto

Palácio da Quinta das Torres - Fachada voltada ao lago com casa de fresco

Palácio da Quinta das Torres - Fachada principal

Palácio da Quinta das Torres - Portal de acesso ao pátio central

Palácio da Quinta das Torres - Pátio central: fachada Sul

Palácio da Quinta das Torres - Pátio central

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt