Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela e falcoaria das ruínas do antigo Paço Real de Salvaterra de Magos
Designação
DesignaçãoCapela e falcoaria das ruínas do antigo Paço Real de Salvaterra de Magos
Outras Designações / PesquisasPaço Real de Salvaterra de Magos e Capela (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Falcoaria do Paço Real de Salvaterra de Magos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Salvaterra de Magos/Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça da RepúblicaSalvaterra de Magos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.027887-8.790958
DistritoSantarém
ConcelhoSalvaterra de Magos
FreguesiaSalvaterra de Magos e Foros de Salvaterra
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 39 175, DG, I Série, n.º 77, de 17-04-1953 (ver Decreto)
Despacho de homologação de 17-04-1952
Pareceres favoráveis de 6-04-1952 e 11-04-1952 da 1.ª Subsecção da 6 .ª Secção da JNE
Propostas de classificação de 26-03-1951 e 28-03-1951 da DGEMN
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914631
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFundada por D. Dinis em 1295, a vila de Salvaterra de Magos sempre esteve ligada à Coroa, que estabeleceu naquela região zonas de coutada real. A partir do século XIV a corte fixou-se em Salvaterra durante as épocas de caça, pelo que a Casa Real mandou edificar na vila um paço.
Embora se desconheça a data da fundação do Paço Real de Salvaterra de Magos, a referência mais antiga que a ele se reporta data de 1383. Em 1429 a vila foi doada por D. João I a seu filho D. Fernando, mas como o Infante faleceu em 1443 sem deixar descendência, o senhorio foi vendido a Rodrigo Afonso. Em 1507 voltava a ser vendida, desta vez por D. Manuel a D. Nuno Manuel, e em 1542, estando o senhorio da vila já na posse do seu filho, D. Fradique Manuel, este cedeu a terra a D. Luís, duque de Beja, trocando-a por outras possessões do Infante.
Foi com o senhorio do Infante D. Luís que o Paço de Salvaterra de Magos conheceu um extraordinário desenvolvimento. Humanista e patrono das artes, D. Luís mandou edificar cerca de 1547 (SERRÃO, 2002, p.187) um novo paço, atribuído ao risco do arquitecto Miguel de Arruda (CORREIA; GUEDES,1989, p. 15). Do conjunto subsistem a capela e a falcoaria, uma vez que o palacete foi progressivamente destruído por terramotos e incêndios, acabando por ser vendido em 1862.
A capela, dedicada a Bom Jesus, foi edificada como uma estrutura de planta rectangular constituída por dois quadrados iguais que no meio comportam um pequeno espaço quadrangular mais pequeno, formando assim um templo "(...) de nave única quadrada com cobertura poligonal, dotada de uma capela-mor muito funda, em forma de igreja de três naves, onde havia um coro situado aquém do altar." (GOMES, 2001, p. 51). O seu modelo apresenta inequívocas semelhanças com a Capela de Bom Jesus de Valverde, projectada por Miguel de Arruda cerca de dez anos antes.
Em meados do século XX a estrutura interna da capela foi alterada, sendo derrubadas as duas paredes que demarcavam o rectângulo edificado no espaço intermédio entre os dois corpos quadrados que correspondem à nave e à capela-mor, cada um numa extremidade do conjunto. Esta alteração pretenderia criar um espaço de circulação contínua na capela, mas subverteu a intenção do projecto inicial de evitar a "circulação livre de pessoas e olhares" dentro da capela através da ruptura com o modelo de unificação espacial renascentista (Idem, ibidem, p. 56).
Em 1657 o programa decorativo da capela foi renovado, com a execução de um retábulo de talha dourada em estilo nacional e de uma erudita campanha de pinturas a fresco, cobrindo as abóbadas com uma sequência de anjos, enrolamentos, grinaldas e motivos concheados rodeando medalhões onde foram pintados os símbolos da Paixão de Cristo (CORREIA, GUEDES, 1989, p. 16).
A falcoaria do Paço terá sido edificada também na campanha quinhentista, estando com certeza integrada no projecto de Arruda, uma vez que o Infante D. Luís "(...) no paço, casa donde estava, tinha Falcões e os dava em cuidado aos seus moços da câmara (...)"(Idem, ibidem, p. 57).
No início do século XVIII a falcoaria é retomada em Portugal, passando a ter em Salvaterra instalações próprias, que foram reconstruídas depois do terramoto de 1755. Ao longo do século XIX, o abandono e degradação das instalações da Real Falcoaria eram evidentes, acabando por ser vendidas em hasta pública.
O edifício que subsiste é constituído por oito corpos de secções quadrangulares e rectangulares, que se agrupam em torno de um pátio quadrangular, um pombal de planta circular e um outro pátio, interno, de menores dimensões. No conjunto destaca-se o pombal, um torreão circular com oito metros de altura e aberturas circulares para entrada e saída de aves. A fachada principal apresenta pano único dividido em dois andares, com portas e janelas de moldura rectangular. No interior pode ver-se a disposição dos ninhos dos falcões, 305 nichos quadrangulares dispostos ao longo de sete registos.
Catarina Oliveira
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, Distrito de SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1949LisboaLocal de Edição - Lisboa Publicado a 1949 Data do Editor : 1949
O Paço Real de Salvaterra de Magos - a Corte, a Ópera, a FalcoariaCORREIA, Joaquim ManuelEdição1989Lisboa
O Paço Real de Salvaterra de Magos - a Corte, a Ópera, a FalcoariaGUEDES, Natália Brito CorreiaEdição1989Lisboa
"Curiosidades históricas de Salvaterra de Magos", Vida Ribatejana, Março-Abril de 1952CÂNCIO, FranciscoEdição1952Vila Franca de Xira
Anais de Salvaterra de Magos : dados históricos desde o século XIVESTEVÂO, JoséEdição1959Lisboa
"A ópera de corte em Portugal no século XVIII", Colóquio Artes, n.º 76, Março de 1988, pp. 50-57BRITO, Manuel Carlos deEdição1988Lisboa
A Arquitectura "ao Romano"CRAVEIRO, Maria de LurdesEdição2009Vila Nova de Gaia

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt