Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Convento de São Bernardo
Designação
DesignaçãoConvento de São Bernardo
Outras Designações / PesquisasConvento de Nossa Senhora da Assunção / Convento de São Bernardo de Tabosa / Convento de São Bernardo / Convento da Tabosa (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário TemáticoItinerários de Cister
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Sernancelhe/Carregal
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 226, entre Moimenta da Beira e Aguiar da BeiraLugar de Tabosa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.911786-7.588879
DistritoViseu
ConcelhoSernancelhe
FreguesiaCarregal
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 516/71, DG, I Série, n.º 274, de 22-11-1971 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSituado numa zona montanhosa (nas faldas da Serra da Lapa) e isolada, como foi apanágio das primeiras casas cistercienses, o convento de Nossa Senhora da Assunção acabou por funcionar como pólo dinamizador da povoação de Tabosa. De fundação moderna, sem pré-existências medievais, este complexo conventual foi instituído em 1685 pela piedade particular de D. Maria Pereira. O projecto inicial, se bem que correctamente desenhado e actualizado em relação à linguagem arquitectónica da época (CARVALHEIRA, 2004, p. 72), foi pensado em função de um número de religiosas não muito vasto, pautando-se por uma arquitectura depurada, cuja igreja permite uma leitura espacial imediata (PEREIRA, p. 267). A primeira pedra do templo foi lançada logo em 1685, ainda antes das licenças obrigatórias, que chegariam nos anos subsequentes. Entre esta data e o final do século, pensa-se que terão ficado concluídos "o dormitório, o refeitório, a cozinha, a Casa da Abadessa, o dormitório da enfermaria, o terreiro, a escada para a grade e as casas da grade (Mirante)" (CARVALHEIRA, 2004, p. 73). Todavia, o dormitório, com onze celas, não era suficiente para as 22 religiosas, chegadas a Tabosa em 1692, e desde então instaladas de forma pouco cómoda (IDEM).
As obras sofreram, com certeza, atrasos e interrupções no final de Seiscentos, em função do falecimento da instituidora, D. Maria Pereira, em 1696, que causou problemas financeiros relativamente graves. Em todo o caso, os trabalhos prosseguiram e, de acordo com os estudos de Ana Gonçalves Carvalheira, que temos vindo a seguir, em 1703 dava-se início ao claustro, concluído no ano seguinte, mas somente benzido em 1724. Por sua vez, a Sala do Capítulo encontrava-se terminada em 1754.
A segunda metade do século XVIII, veio trazer novos problemas ao convento, uma vez que, em 1771, D. José obrigou ao encerramento do noviciado e à transferência das religiosas para o convento de São Francisco Xavier, em Setúbal (pertencente aos jesuítas) (IDEM, p. 70). Os rendimentos e os bens conventuais foram aplicados nas obras do edifício de Setúbal, ficando o de Tabosa praticamente em ruínas. Assim o encontraram as religiosas, de regresso em 1779, já no reinado de D. Maria. Sem receitas próprias, foi a Ordem quem patrocinou a reconstrução do convento, dando-se início a uma outra fase de intervenções, cujo alcance é muito difícil de determinar (IDEM, p. 73).
Actualmente, apenas se conserva a igreja, a sacristia, o claustro e o mirante. As restantes dependências encontram-se profundamente arruinadas ou desapareceram, após o falecimento da última freira, em 1850, que encerrou definitivamente o convento. Ainda assim, a reconstituição proposta por Ana Gonçalves Carvalheira permite perceber que a igreja ocupava o corpo oriental, e era em torno do claustro que se desenvolviam todas as dependências conventuais: a oeste a cozinha, o refeitório, a hospedaria, e outros compartimentos funcionais; a norte a área de descanso para as professas e noviças; e a sul a portaria, a roda, a sala do Capítulo, a enfermaria e a Casa da Abadessa (IDEM, pp. 77-79).
A igreja, cuja fachada principal corresponde à fachada da nave, é aberta por um portal lateral, como convém nos conventos femininos, de verga recta, flanqueado por pilastras e encimado por nicho com a imagem de São Bernardo, envolto por volutas. No interior, de nave única, dois coros sobrepostos e capela-mor mais estreita, destaca-se o arco triunfal, com retábulos colaterais, cujas arquivoltas acompanham o desenho do arco de volta perfeita e são preenchidas por pinturas. O retábulo-mor, executado entre o final do século XVII e inícios do seguinte, que prolonga a tradição maneirista de preencher a totalidade da parede fundeira da capela, desenvolve-se em planta convexa, apresentando uma solução pouco usual no remate (MOURA, p. 352).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Cister, a arquitectura e a cultura artística na época moderna", Arte de Cister em Portugal e Galiza (catálogo da exposição), pp. 230-279PEREIRA, José FernandesEdição1998Lisboa
O Ciclo vivêncial do Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção de Tabosa, Disseratação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do PortoSANTOS, Maria Luísa Gil dosEdição2000Porto
"Da figuração à abstracção. O percurso artístico dos mosteiros cistercienses em Portugal entre os séculos XVI e XVIII", Arte de Cister em Portugal e Galiza (catálogo da exposição), pp.328- 375.MOURA, Carlos Alberto LouzeiroEdição1998Lisboa
"O Convento de Nossa Senhora da Assunção de Tabosa: identificar a localização dos espaços regulares", Estudos/Património, n.º 6, pp. 69-81CARVALHEIRA, Ana Margarida GonçalvesEdição2004Lisboa

IMAGENS

Convento de São Bernardo do Carregal - Claustro: colunas da arcaria

Convento de São Bernardo do Carregal - Claustro: arcadas que dão para a quadra central

Convento de São Bernardo do Carregal - Claustro: arcaria da quadra central

Convento de São Bernardo do Carregal - Claustro: arcaria

Convento de São Bernardo do Carregal - Claustro: arcaria

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt