Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Antiga vila de Ourém
Designação
DesignaçãoAntiga vila de Ourém
Outras Designações / PesquisasNúcleo urbano da vila de Ourém / Antiga Vila de Ourém (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Vila
TipologiaVila
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Ourém/Nossa Senhora das Misericórdias
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 349, Torres Novas - Vila Nova de Ourém- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.64297-8.5923
DistritoSantarém
ConcelhoOurém
FreguesiaNossa Senhora das Misericórdias
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 40 361, DG, I Série, n.º 228, de 20-10-1955 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914631
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaOurém foi um ponto fortificado dominante durante o período romano. Na Alta Idade Média, terá sido um dos locais mais disputados entre cristãos e muçulmanos, tendo em conta aquela fronteira móvel que caracterizou os séculos X a XII entre-Tejo-e-Mondego. Conquistada definitivamente em 1136, recebeu carta de foral da infanta D. Teresa, filha de D. Afonso Henriques, em 1180. Durante a Baixa Idade Média, a vila foi um dos territórios emblemáticos das rainhas, primeiro de D. Mecía López de Haro (mulher de D. Sancho II) e, com D. Dinis, da rainha Santa Isabel, tendo ainda pertencido à viúva de D. Afonso IV, D. Brites. No final da primeira dinastia, D. Pedro criou o título de Condado de Ourém, sendo seu primeiro beneficiário João Fernandes Andeiro, valido do rei. A seguir à revolução de 1383-85, a vila passou para a posse do condestável D. Nuno Álvares Pereira e, pouco depois, para os seus herdeiros, em particular o neto, D. Afonso, resultado da união de sua filha com o poderoso Infante D. Afonso, 1º Duque de Bragança e também Conde de Barcelos.
A configuração geral do urbanismo de Ourém data da Baixa Idade Média, embora as mais emblemáticas realizações arquitectónicas sejam já fruto do século XV, período em que a vila atingiu o apogeu. O castelo, ainda que tenha sido edificado por volta dos séculos XII-XIII, recebeu grandes melhoramentos por patrocínio de D. Afonso, que realizou um monumental paço de influência italiana, onde abundam as referências mudéjares e norte-africanas. A Colegiada foi outro monumento onde o Conde interveio de forma activa, fazendo-se mesmo sepultar no seu interior, em cripta propositadamente construída para o efeito. A semelhança desta cripta com a Sinagoga de Tomar foi já apontada por vários autores, mas o principal elemento a extrair é a manifestação daquele gosto erudito e levemente orientalizante que caracteriza o paço. O túmulo de pedra de ançã é uma das melhores obras tardo-góticas do género, ainda imbuída de forte personalidade medieval, com jacente e arca tumular decorada nas quatro faces. Ainda desta fase é a fonte gótica, datada de 1434, obra singular no género e que evidencia uma das preocupações dos titulares da vila pelo abastecimento de água às populações, num espírito que o Humanismo quinhentista tanto valorizaria.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCastelo de OurémCripta e túmulo do marquês de Valença, na igreja de Vila Velha de OurémPelourinho de Ourém
Outra ClassificaçãoCastelo de OurémCripta e túmulo do marquês de Valença, na igreja de Vila Velha de OurémPelourinho de Ourém
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt