Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Nossa Senhora da Apresentação, anexa à Igreja Paroquial de Carrazedo
Designação
DesignaçãoCapela de Nossa Senhora da Apresentação, anexa à Igreja Paroquial de Carrazedo
Outras Designações / PesquisasCapela da Tapada / Igreja Paroquial de Carrazedo / Igreja de São Martinho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Amares/Carrazedo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- anexa à igreja paroquial de CarrazedoCarrazedo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.630504-8.383988
DistritoBraga
ConcelhoAmares
FreguesiaCarrazedo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 516/71, DG, I Série, n.º 274, de 22-11-1971 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA capela de Nossa Senhora da Apresentação situa-se no interior da igreja paroquial de Carrazedo. Abre-se para a nave através de um arco de volta perfeita, em cantaria, encontrando-se, actualmente, sem qualquer elemento decorativo digno de nota, à excepção da dupla inscrição em latim e português, na parede fundeira, sob a janela. Trata-se de um espaço de dimensões reduzidas, pautado por uma extrema depuração, mas que ganha especial interesse por se acreditar que aqui repousem os restos mortais do poeta renascentista Sá de Miranda.
A sua sepultura encontra-se no pavimento, sob uma grade pedra rasa, juntamente com a de sua mulher, D. Briolanja Azevedo. Este espaço é também conhecido por Capela da Tapada, possivelmente em virtude de Sá de Miranda ter habitado a denominada Casa da Tapada, em Amares.
Não se conhece a data da sua edificação, embora diversos autores refiram que foi o filho do poeta o encomendador da capela. Jerónimo de Sá de Azevedo foi fidalgo da Casa Real, senhor da Casa da Tapada e da Honra de Avessadas, tendo, eventualmente, mandado construir uma capela dedicada a Nossa Senhora da Apresentação, para mausoléu de seu pai.
As poucas informações disponíveis não nos permitem perceber se o programa original era mais complexo em relação ao que chegou até nós. Mas é possível que sim, uma vez que a igreja paroquial foi objecto de uma profunda remodelação em 1750, que poderá ter alterado não a estrutura da capela mas, eventualmente, o programa decorativo que se lhe encontrava associado.
Em todo o caso, parecem não restar dúvidas sobre a antiguidade quer da capela de Nossa Senhora da Apresentação, quer da de Santa Margarida, também aberta na nave deste templo paroquial e, ao que tudo indica, ainda mais remota que a de Sá de Miranda. Assim, a remodelação de meados do século XVIII conservou as capelas, intervindo apenas na igreja, cuja fachada, de linhas curvas, deixa adivinhar a época em que foi levantada.
Muito embora nos questionemos sobre o programa arquitectónico e decorativo original desta capela, eventualmente mais ambicioso, não poderíamos deixar de citar as palavras de Domingos Silva, na sua Monografia do Concelho de Amares, a propósito desta questão: "É certo que jaz no chão raso e térreo, no estreito recinto da capela da Tapada, de paredes inteiramente desnudadas de altar e ornamentos; não carece, porém, da munificência arquitectónica de monumento sepulcral a emprestar grandeza à que reside na simplicidade da vida e da morte do eminente personagem cujos restos encerra e sempre praticou e apregoou bem alto os seus propósitos de modéstia e recolhimento" (1959, vol. II, p. 248)
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCasa e Quinta de Castro, também denominada Castelo de Castro
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monografia do Concelho de Amares e Terras do BouroSILVA, Domingos M. daEdição1959Amares

IMAGENS

Igreja Paroquial de Carrazedo - Interior: capela lateral de Nossa Senhora da Apresentação (DGEMN)

Igreja Paroquial de Carrazedo - Enquadramento geral

Igreja Paroquial de Carrazedo - Fachada principal

Igreja Paroquial de Carrazedo - Fachada principal

Igreja Paroquial de Carrazedo - Fachada lateral esquerda: Capela de Nossa Senhora da Apresentação

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt