Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Sacristia (antiga Sala do Despacho) da Igreja Paroquial do Senhor Jesus do Calvário, também denominada «Igreja do Calvário»
Designação
DesignaçãoSacristia (antiga Sala do Despacho) da Igreja Paroquial do Senhor Jesus do Calvário, também denominada «Igreja do Calvário»
Outras Designações / PesquisasSacristia da Igreja Paroquial do Senhor Jesus do Calvário / Igreja Paroquial do Senhor Jesus do Calvário (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Sacristia
TipologiaSacristia
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Montemor-o-Novo/Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rossio de Montemor-o-NovoMontemor-o-Novo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.646488-8.212766
DistritoÉvora
ConcelhoMontemor-o-Novo
FreguesiaNossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA ermida do Calvário encontra-se implantada no antigo Rossio, centro de poder onde se situam outras construções de grande relevância, como a antiga pousada real dos Vilalobos de Vasconcelos, a par de edifícios religiosos e residências seiscentistas e setecentistas.
As suas origens, nomeadamente, a fundação da confraria dos Passos e das Almas, remonta a 1592, iniciando-se a obra da igreja em 1593. No decorrer da centúria seguinte, o templo foi objecto de intervenções sucessivas, ditadas pela necessidade de aumentar o espaço: em 1633 incidiram na sacristia e em 1668 a nave. Este motivo esteve na origem da ideia de ampliar a igreja, ou construir uma outra de maiores dimensões, num processo que teve início em 1690. É, pois, neste contexto, que se deverá integrar a obra da sacrista, objecto da presente classificação. Os trabalhos iniciaram-se, ao que tudo indica, nos primeiros anos de Setecentos, mas em 1758 ainda se registam notícias de trabalhos a decorrer no templo. Na verdade, esta data encontra-se no lintel da porta, datando o término da fachada, cujo registo superior denuncia as formas dinâmicas de cariz barroco que imprimiram ao conjunto uma renovada actualização estética.
A nave, única, exibe um conjunto de elementos decorativos de época muito posterior, como o fresco do Calvário da autoria do pintor Domingos Rebelo e executado em 1956, ou os azulejos alusivos à Via Sacra, da Fábrica de Santana, em Lisboa. Já a capela-mor conserva os elementos barrocos, com caixotões, e retábulos joaninos.
A sacristia foi, originalmente, a Sala do Despacho da Confraria das Almas, facto que justifica o maior empenho que os irmãos dedicaram à sua concepção. Desenvolve-se em planta quadrada, coberta por cúpula abatida, totalmente revestida por azulejos azuis e brancos, de figura avulsa, organizados em painéis delimitados por barras. Ao centro, também em azulejo, mas polícromo, um painel com a representação do patrono da confraria, São Miguel Arcanjo a pesar as almas.
Os equipamentos que encontramos neste espaço pertencem à mesma campanha. O nicho com a imagem de Nossa Senhora da Vida exibe, em azulejo, a data de 1716, tal como o lavabo barroco, decorado por motivos vegetalistas.
Uma última referência para os alçados exteriores da sacrista, onde ganha especial importância o que é aberto por uma janela protegida por uma grade de ferro forjado.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Azulejaria em Portugal no século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt