Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Fronteira
Designação
DesignaçãoPelourinho de Fronteira
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Fronteira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Fronteira/Fronteira
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do MunicípioFronteira Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.056817-7.647644
DistritoPortalegre
ConcelhoFronteira
FreguesiaFronteira
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736627
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA povoação de Fronteira, antiga Vila Velha, tem como origem provável uma atalaia romana, cuja memória ainda se preserva no actual nome da freguesia principal, ou Nossa Senhora da Atalaia de Fronteira. Após a conquista cristã do local, devida ao esforço militar da Ordem de Avis, terá sido fundador da vila o seu 4.º mestre, D. Fernando Rodrigues Monteiro, já em 1226. Poucos anos mais tarde, em 1236, um documento emitido pelo cabido da Sé de Évora refere Fronteira como pertença do bispado. No entanto, parece justificar-se falar de uma "refundação" de Fronteira a par da construção do castelo dionisino, quando o núcleo povoado se transfere do cabeço onde se implantava originalmente (a "vila velha") para o interior das muralhas. Embora D. João I tenha concedido uma série de benefícios e isenções aos moradores de Fronteira, em sinal de reconhecimento pelo seu papel na Batalha dos Atoleiros (carta régia de 14 de Abril de 1424), a vila só receberia foral com o rei D. Manuel, corria o ano de 1512. Na sequência deste foral, foi erguido um pelourinho que hoje se conserva apenas parcialmente, em reconstrução do século XX, feita de acordo com a descrição conservada (Tombo do bens do Conselho de Fronteira) do monumento quinhentista.
O pelourinho levanta-se no Largo do Município, junto aos Paços do Concelho, antiga Casa da Câmara, e à Torre do Relógio. O soco é constituído por três degraus quadrangulares, em alvenaria, lajeados com placas de mármore da região, sem qualquer tentativa de reproduzir a tipologia do soco original. Sobre este erguem-se os restantes elementos, estes na sua maior parte recolhidos da antiga picota, e remontados em 1940. A base da coluna, prismática e de planta octogonal, é decorada com moldurações horizontais, e rematada por escócia e bocel; o fuste é composto por dois troços de altura idêntica, o inferior oitavado e de faces lisas, o superior torso sinistorsum (espiralado para a esquerda), unidos por anel central duplo, este último de factura moderna. O capitel é ainda poligonal, e duplo, com boleados nas faces, e dois pequenos escudos, um portando as armas régias e outro as da ordem de São Bento de Avis (cruz flordelisada). O remate é novamente resultado da intervenção do século passado, sendo constituído por uma pinha com pequeno fogacho.
Este monumento foi desmontado por duas vezes, supõe-se que em torno dos anos de 1830 e 1865, até que a Câmara Municipal o fez reerguer. Originalmente, o pelourinho teria ferros de sujeição (não refeitos), sendo rematado por uma cruz. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Fronteira - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt