Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Convento de Santa Clara (restos da capela)
Designação
DesignaçãoConvento de Santa Clara (restos da capela)
Outras Designações / PesquisasCasa da Cerca / Convento de Santa Clara (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Amarante/Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de Santa ClaraAmarante Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.269449-8.0793
DistritoPorto
ConcelhoAmarante
FreguesiaAmarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 735/74, DG, I Série, n.º 297, de 21-12-1974 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSegundo a tradição, o Convento de Santa Clara de Amarante foi fundado no século XIII por D. Mafalda, embora não haja qualquer referência documental à sua instituição. Conhece-se apenas uma carta de protecção dada por D. João I às clarissas em 1383, o que comprova que nesta data estava já plenamente estabelecido.
O espaço do cenóbio seria reconstruído e ampliado cerca de 1560, numa obra custeada pelo Conde de Redondo. Albergando uma grande comunidade de religiosas ao longo das duas centúrias seguintes, o convento ficou bastante destruído com o incêndio que atingiu a vila de Amarante em 1809, durante as invasões napoleónicas.
Depois desta data, o espaço foi transformado em residência particular de um abastado proprietário da região emigrado no Brasil, que ao promover obras de reestruturação do edifício alterou a substancialmente a traça primitiva. A partir de então, o antigo convento passou a designar-se Casa da Cerca.
Do espaço conventual quinhentista subsiste uma capela, onde se pode observar o portal de gosto classicista e a abóbada de berço dividida por caixotões decorados com rosetas esculpidas em relevo.
Nas últimas décadas do século XX a Câmara Municipal de Amarante procedeu a escavações arqueológicas no espaço da Casa da Cerca, pondo a descoberto os contornos da planta do convento, onde se podem distinguir as quatro alas, o espaço do claustro onde se ergueu um chafariz e a igreja com torre sineira. Actualmente, o espaço da Casa da Cerca está adaptado a biblioteca e arquivo municipal.
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
ProcessoLargo de Santa Clara
Abrangido em ZEP ou ZPConjunto definido por diversos arruamentos, bem como os espaços livres públicos que os mesmos ligam, em AmaranteIgreja de São Domingos, incluindo a obra de talha nela existenteIgreja de São Gonçalo, compreendendo o claustro
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
O edifício do Convento do Salvador: de Mosteiro de Freiras ao Lar Conde de AgrolongoOLIVEIRA, Eduardo Pires deEdição1994Braga
"De arquitecto a entalhador. Itinerário de um artista nos séculos XVII e XVIII", Actas do I Congresso Internacional do Barroco, vol. I, pp.355-369ALVES, Natália Marinho FerreiraEdição1991

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt