Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Antigo Convento de São Domingos
Designação
DesignaçãoAntigo Convento de São Domingos
Outras Designações / PesquisasConvento de São Domingos / Convento de Nossa Senhora da Consolação / Biblioteca Municipal de Abrantes / Biblioteca Municipal António Botto / Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Abrantes/Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça da RepúblicaAbrantes Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.460646-8.197446
DistritoSantarém
ConcelhoAbrantes
FreguesiaAbrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 735/74, DG, I Série, n.º 297, de 21-12-1974 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFundado originalmente noutro local cerca do ano de 1450, o Convento de São Domingos foi transferido de local duas vezes até ao início do século XVI, por motivos de insalubridade dos terrenos onde estava implantado. Em 1509 o prior do convento, Frei João de São Vicente, obteve autorização para dar início à edificação de um terceiro complexo conventual na zona alta da vila, ficando este terminado em 1517. Entre os anos de 1542 e 1547 seria executada no convento uma campanha de obras a cargo do arquitecto Pero Fernandes.
Entre 1789 e 1799 uma parte do complexo conventual foi cedida para aquartelar as legiões do Marquês de Alorna. No ano de 1810 parte do convento seria transformado em hospital militar, e alguns anos mais tarde, em 1833 a comunidade religiosa abandonava o local, ficando o edifício a funcionar apenas como hospital e quartel. Nos anos 90 do século XX o edifício sofria obras de adaptação para aí ser instalada a biblioteca municipal e o centro cultural de Abrantes, segundo projecto do arquitecto Duarte Castel-Branco.
A actual planta do convento é composta por diversos corpos rectangulares adossados em redor de um claustro central rectangular. Na fachada principal distinguem-se dois corpos, um correspondente à antiga igreja, outro ao antigo edifício conventual. O corpo correspondente ao edifício conventual possui três panos, delimitados por pilastras e divididos em dois registos. O inferior tem portal com frontão triangular e no superior foram rasgadas janelas de moldura rectangular. A fachada posterior, também de dois registos, possui ao centro corpo com frontão contracurvado, rasgado por porta-janela com balcão.
O edifício correspondente ao templo é dividido em dois registos na fachada principal, rasgados por janelas molduradas de lintel rectangular, com corpo rematado por cimalha e delimitado por cunhais; na fachada lateral, rematada por empena angular, foi aberto no primeiro registo portal encimado por janelão de moldura rectangular e óculo. Da área interior da igreja resta parte do braço do transepto, correspondente ao lado da Epístola, com vestígios de pintura mural na abóbada de berço.
Da zona de anexos do complexo conventual destaca-se o claustro, de planta rectangular dividida em dois registos, o primeiro com arcos plenos assentes sobre colunas toscanas, o segundo com arcos asa de cesto, assentes em colunas semelhantes às do registo inferior. As quatro alas do claustro possuem cobertura em madeira.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ Março de 2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, Distrito de SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1949LisboaLocal de Edição - Lisboa Publicado a 1949 Data do Editor : 1949
Ribatejo Histórico e MonumentalCÂNCIO, FranciscoEdição1938Lisboa
Memória Histórica da Notável Vila de AbrantesMORATO, António ManuelEdição2002Abrantes

IMAGENS

Antigo Convento de São Domingos - Fachada principal da igreja

Antigo Convento de São Domingos - Fachada noroeste do edifício conventual

Antigo Convento de São Domingos - Interior: portal de acesso ao piso superior do claustro

Antigo Convento de São Domingos - Claustro - Vista parcial da arcaria

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt