Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela do Senhor das Barrocas
Designação
DesignaçãoCapela do Senhor das Barrocas
Outras Designações / PesquisasCapela do Senhor das Barrocas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Aveiro/Glória e Vera Cruz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do Senhor das BarrocasAveiro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.647265-8.641427
DistritoAveiro
ConcelhoAveiro
FreguesiaGlória e Vera Cruz
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 34 452, DG, I Série, n.º 59, de 20-03-1945 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 2-12-1958, publicada no DG, II Série, n.º 60, de 12-03-1959 (com ZNA)
Zona "non aedificandi"Portaria de 2-12-1958, publicada no DG, II Série, n.º 60, de 12-03-1959
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA devoção ao Senhor das Barrocas teve origem numa imagem milagrosa que existia num cruzeiro implantado no lugar das Barrocas, ou seja, um sítio com barro, e por isso mesmo, inculto (GASPAR, 1996, p. 7). Os sucessivos milagres ocorridos levaram a que as ofertas e esmolas crescessem significativamente, a par da fé dos habitantes da região de Aveiro e não só. Deste modo, a construção de um templo condigno tornou-se imprescindível. E a primeira pedra da actual igreja foi lançada em Novembro de 1722. Dez anos mais tarde, procedia-se à trasladação da primitiva imagem para o interior do templo, data em que o mesmo foi sagrado.
A igreja, de planta centralizada, tal como muitos outros templos da região (São Jacinto, Madre de Deus, Santos Mártires, São Gonçalo) construídos anteriormente, revela uma linguagem barroca erudita e actualizada em relação ao que de melhor se fazia no reinado de D. João V. Mas, contrariamente às suas congéneres, a planta da igreja do Senhor das Barrocas é octogonal e não hexagonal, apresentando capela-mor rectangular e saliente em relação ao volume da nave. Por outro lado, se as capelas centralizadas a que fizemos referência resultam da aceitação desta opção planimétrica, mas com um grau de erudição muito variável (SERRÃO, 2003, p. 133), o Senhor das Barrocas enquadra-se no denominado barroco joanino de forte pendor italianizante e erudito.
Por isso mesmo, a sua atribuição tem sido muito discutida pelas diferentes gerações da historiadores de arte. O arquitecto de Mafra, João Frederico Ludwig, o arquitecto régio de D. João V, João Antunes, ou mesmo o escultor francês Claude Laprade (este apenas relativamente aos pórticos) têm sido alguns dos nomes apontados. Actualmente, parece consensual a atribuição do traçado da planta a João Antunes, recaindo a execução do projecto sobre Gaspar Ferreira, o arquitecto responsável pela execução da Biblioteca Joanina de Coimbra, pelo claustro de Santa Clara-a-Nova na mesma cidade, entre muitas outras obras na região centro do país.
Na igreja, os lados do octógono formado pela planta são marcados por pilastras, que sustentam o entablamento, sobre o qual se rasgam oito janelas, uma em cada pano. A cobertura segue a mesma forma geométrica da nave da igreja, rodeada pelos pináculos que rematam as pilastras. Na fachada principal, sobressai o magnífico portal, ladeado por uma dupla colunata jónica, e encimado por duas mísulas sobre as quais se ergue uma janela superiormente contracurvada e cuja profusa decoração enquadra as armas reais.
O interior reflecte a organização exterior, destacando-se três diferentes campanhas de talha correspondentes à capela-mor, púlpitos e altares colaterais. Apenas a primeira, que reveste integralmente a capela-mor, é contemporânea da construção da igreja, integrando-se na denominada talha joanina ou barroca. O crucifixo original do Senhor das Barrocas encontra-se exposto no camarim do retábulo. A talha enquadra ainda quatro pinturas recentes (1951), da autora de Costa Morgado, que vieram substituir as originais, desaparecidas perto de 1830. Já os dois púlpitos, decorados com cabeças humanas, folhas de acanto e caulículos entrelaçados (GASPAR, 1996, p. 43) não chegaram a ser dourados, conservando a cor da madeira. Os retábulos laterais, de talha branca, datam, muito provavelmente, do final do século XVIII ou inícios do seguinte. As telas que representam a Adoração e a Anunciação encontram-se atribuídas a Pedro Alexandrino.
Uma última referência para o lavatório de pedra que se encontra na sacristia, bem como o tecto apainelado e pintado, onde se representam emblemas da Paixão de Cristo.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens16
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Resistências e aceitação do espaço barroco: a arquitectura religiosa e civil", História da Arte em Portugal, vol. 8PEREIRA, José FernandesEdição1986LisboaVolume 8
Igreja do Senhor das BarrocasGASPAR, Mons. João GonçalvesEdição1996Aveiro
Aveiro -Apontamentos históricosQUADROS, Rangel deEdição1906
"Edifícios religiosos de planta centrada entre Vagos e V. N. de Gaia (faixa litoral)", in Espaço e Memória, Revista de Património, Porto, 1996. pp. 61-79PINTO, Maria Augusta AlmeidaEdição1996Porto
Aveiro - do Vouga ao BuçacoNEVES, AmaroEdição1989Lisboa
Aveiro - do Vouga ao BuçacoSEMEDO, EnioEdição1989Lisboa
Aveiro - do Vouga ao BuçacoARROTEIA, Jorge CarvalhoEdição1989Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

Capela do Senhor das Barrocas - Fachada principal: registo superior

Capela do Senhor das Barrocas - Fachada principal: remate do portal

Capela do Senhor das Barrocas - Registo superior (remate da cúpula)

Capela do Senhor das Barrocas - Fachada lateral direita: vista parcial

Capela do Senhor das Barrocas - Fachada lateral esquerda: porta travessa

Capela do Senhor das Barrocas - Interior: Vista parcial da nave

Capela do Senhor das Barrocas - Interior: Vista parcial da nave

Capela do Senhor das Barrocas - Fachada principal (IPPC, 1982)

Capela do Senhor das Barrocas - Fachada principal: portal (JNE)

Capela do Senhor das Barrocas - Vista geral (JNE)

Capela do Senhor das Barrocas - Interior: púlpito e retábulo lateral com pintura representando a Anunciação (JNE)

Capela do Senhor das Barrocas - Vista geral (IPPC)

Capela do Senhor das Barrocas - Planta da Zona de Proteção do imóvel

Capela do Senhor das Barrocas - Fachada lateral direita: vista geral

Capela do Senhor das Barrocas - Fachada principal: portal

Capela do Senhor das Barrocas - Vista geral (fachada principal)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt