Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja Paroquial de São Sebastião (do antigo Convento de São Domingos), incluindo parte do claustro anexo à igreja
Designação
DesignaçãoIgreja Paroquial de São Sebastião (do antigo Convento de São Domingos), incluindo parte do claustro anexo à igreja
Outras Designações / PesquisasConvento de São Domingos / Igreja Paroquial de São Sebastião (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Setúbal/Setúbal (São Sebastião)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de São DomingosSetúbal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.523363-8.884766
DistritoSetúbal
ConcelhoSetúbal
FreguesiaSetúbal (São Sebastião)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
Edital N.º 170/94 de 22-07-1994
Edital N.º 57/91 de 5-04-1991 da CM de Setúbal
Despacho de homologação de 20-08-1990 da Subsecretária de Estado da Cultura
Despacho de concordância de 6-08-1990 do presidente do IPPC
Parecer de 19-07-1990 da 9.ª Secção do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como IIP da Igreja de São Sebastiaõ e parte do claustro do antigo anexo
Proposta de 15-04-1988 do pároco para a classificação da Igreja de São Sebstião como MN
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA primitiva igreja de São Sebastião era uma pequena ermida, edificada cerca de 1490 no local do actual miradouro da cidade de Setúbal, sendo designada sede de freguesia em 1553. Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, a sede de freguesia mudou-se para a igreja do Convento de São Domingos de Setúbal. A ermida medieval, na época já muito danificada devido ao terramoto de 1755, acabaria por ser demolida em meados do século XIX, por ordem da Câmara Municipal.
A actual igreja paroquial de São Sebastião, situado no convento dominicano, foi fundada entre 1564 e 1566, numa obra patrocinada por D. Sebastião. A traça do templo é atribuída a Afonso Álvares, arquitecto régio que executou as igrejas de São Roque, em Lisboa, e do Espírito Santo, em Évora, quer pelas semelhanças estruturais entre os três templos, quer pela contemporaneidade das obras (SILVA, José Custódio Viera da, 1990, p.46).
Embora o terramoto de 1755 tenha danificado bastante a estrutura do templo, a igreja de São Sebastião mantém a estrutura original. Exteriormente, apresenta fachada composta por três corpos de altura igual, separados entre si por pilastras toscanas, e rematados por entablamento. O conjunto é coroado por frontão triangular. As janelas que ornamentam o registo superior, bem como o portal principal, foram transformados após o terramoto.
O interior, de nave única, possui capelas laterais intercomunicantes, e era originalmente coberto por abóbada de berço, destruída com o terramoto e substituída por cobertura de madeira. As duas capelas mais próximas da capela-mor, de cércea mais elevada e mais profundas, constituem um falso transepto.
A capela-mor, ladeada por duas capelas, apresenta sinais de ter sido ampliada, possivelmente no período pós-terramoto, sendo decorada por retábulo de talha policroma pombalina, com pinturas dedicadas a Nossa Senhora do Rosário, que se assemelham muito ao retábulo da Igreja de São Julião de Setúbal, executado no final do século XVIII (Idem, p. 50). Os restantes altares de talha, bem como o frontão do arco triunfal, são também de tipologia pombalina, policromos, executadas na mesma época em que as capelas laterais foram fechadas com altares à face. Exceptua-se a Capela do Santíssimo, que manteve a profundidade original. O espaço interior da igreja é iluminado por várias janelas de sacada, abertas sobre as capelas laterais.
A obra da igreja de São Sebastião de Setúbal destaca-se pela concepção militar da sua estrutura, derivada certamente da formação de Afonso Álvares como engenheiro militar. Embora não seja um templo jesuíta, a sua concepção enquadra-se numa tipologia arquitectónica divulgada pela Companhia de Jesus na segunda metade do século XVI, originando um edifício de grandes proporções, com um espaço interior amplo e iluminado, precedido por uma fachada imponente e austera. Embora tenha sofrido algumas alterações estruturais, a igreja de São Sebastião pode ser definida como "um edifício marcante na evolução da arquitectura portuguesa da segunda metade do século XVI" (Idem, p.50).
Catarina Oliveira
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
SetúbalSILVA, José Custódio Vieira daEdição1990Lisboa
A arte organística em Portugal (vol. I e II)VALENÇA, Pe. ManuelEdição1990Braga
A igreja paroquial de São Sebastião - memória descritivaPEREIRA, Fernando António BaptistaEdiçãoSetúbal
"Conservação e restauro. Igreja de S. Sebastião de Setúbal", Monumentos, nº 6, Março de 1997ALMADA, CarmenEdição1997Lisboa
"Conservação e restauro. Igreja de S. Sebastião de Setúbal", Monumentos, nº 6, Março de 1997FIGUEIRA, Luís TovarEdição1997Lisboa

IMAGENS

Igreja Paroquial de São Sebastião - Fachada principal

Igreja Paroquial de São Sebastião - Fachada principal

Igreja Paroquial de São Sebastião - Fachada principal: registo superior (frontão)

Igreja Paroquial de São Sebastião - Fachada principal da igreja e corpo do antigo Convento de São Domingos

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt