Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ermida da Memória, também denominada «Capela de Nossa Senhora da Nazaré» ou «Capelinha do Sítio»
Designação
DesignaçãoErmida da Memória, também denominada «Capela de Nossa Senhora da Nazaré» ou «Capelinha do Sítio»
Outras Designações / PesquisasErmida da Memória / Capela de Nossa Senhora da Nazaré / Capelinha do Sítio (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Ermida
TipologiaErmida
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Nazaré/Nazaré
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Promontório do Sítio da Nazaré, do lado sul do Largo de Nossa Senhora da NazaréNazaré Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.604629-9.076051
DistritoLeiria
ConcelhoNazaré
FreguesiaNazaré
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
Em 29-07-1986 a proprietária informou concordar com a classificação
Edital (1980) da CM da Nazaré
Despacho de homologação de 20-03-1980 do Secretário de Estado da Cultura
Parecer de 20-03-1980 da COISPCN a propor a classificação como IIP
Em 21-02-1980 o MEADJM enviou a documentação solicitada
Em 10-02-1976 foi solicitado ao MEADJM o envio de documentação para a instrução do processo de classificação
Proposta de classificação de Dezembro de 1975 da JNE
ZEPEm 30-08-1988 a CM da Nazaré enviou a planta solicitada
Em 5-04-1988 foi solicitada à CM da Nazaré uma planta do Sítio da Nazaré
Proposta de 11-03-1988 do MEADJM para que se fixe a ZEP conjunta da Igreja de Nossa Senhora da Nazaré e da Ermida da Memória
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700526
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNa origem da ermida da Memória encontra-se uma lenda referente à imagem de Nossa Senhora, esculpida por São José e pintada por São Lucas, na presença da Virgem, que se encontrava no mosteiro de Cauliniana, em Mérida, quando aí chegou D. Rodrigo, chefe dos Godos, depois da derrota cristã de Guadalete. Mais tarde, este e Frei Romano deslocaram-se para ocidente, chegando em 714 ao local onde hoje se ergue a ermida da Memória, local em que a imagem ficou depositada junto a um pequeno altar levantado pelo frade (BRITO 1609).
A imagem foi encontrada em 1179 numa gruta, sobre a qual foi depois erguida a ermida, a expensas de D. Fuas Roupinho, então alcaide do castelo de Porto de Mós, em acção de graças a Nossa Senhora da Nazaré, que o salvou de cair num penhasco quando perseguia um veado no seio de um intenso nevoeiro. Esta primeira capela, cujos panos murários eram abertos por quatro arcos, para a imagem poder ser vista em terra e no mar, viu os mesmos serem fechados por D. Fernando, em 1370, a fim de preservar a imagem, que se deteriorava rapidamente. O mesmo monarca mandou construir nova igreja, em local mais acessível, terminada, segundo a tradição, em 1377, correspondendo à igreja de Nossa Senhora da Nazaré.
Em 1600, o monge de Alcobaça, frei Bernardo de Brito, mandou desentulhar a gruta primitiva, reconstruindo, na mesma época, a antiga ermida. Nos anos seguintes o templo foi sendo objecto de reformas sucessivas que visaram enobrecer o espaço alterando-lhe, no entanto, a sua ideia original. Assim, logo em 1628 já os arcos se encontravam entaipados fechando por completo um espaço que frei Bernardo de Brito havia construído como uma planta centralizada, aberta por arcos de volta perfeita e, certamente, com o altar ao centro; a gruta onde a imagem havia sido descoberta era protegida por esta estrutura.
A partir desta data vingou o espaço fechado, que ganhou uma nova dinâmica visual, mais consentânea em relação ao que era habitual na época, com o revestimento azulejar integral do seu interior. O mesmo tratamento cerâmico mereceu a cobertura exterior, de quatro águas.
Nos alçados da ermida ainda se podem observar os antigos arcos, o registo azulejar que representa o milagre de Nossa Senhora da Nazaré, e a fachada é marcada pela abertura do portal, de verga recta, encimado por sobreporta em azulejo azul e branco e, sobre a cornija, por uma placa de cantaria relevada representando a Virgem da Nazaré com o Menino nos braços, São Brás e São Bartolomeu à direita, e D.Rodrigo e Frei Romano do lado oposto (ALÃO, 1628).
O interior é totalmente revestido por azulejos azuis e brancos, de padrão, que enquadram outros figurativos, onde se representam emblemas marianos (sobre este programa emblemático ver ARRANZ, 2001, pp. 59-76). Na cripta, que corresponde à primitiva gruta, encontramos um espaço igualmente revestido por azulejos, em cuja abóbada se ilustra o milagre e atrás de um gradeamento, a imagem de Nossa Senhora da Nazaré.
Estes azulejos têm vindo a ser atribuídos à oficina de António de Oliveira Bernardes, um dos expoentes máximos da pintura azulejar barroca e da pintura a óleo, activo entre 1680 e 1732, ano do seu falecimento MECO, 1989, p. 224; IDEM, 1989, p. 80).
(Rosário Carvalho)
ProcessoLado sul do Largo de Nossa Senhora da Nazaré
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monarquia Lusitana (Facsmile da ed. de Alcobaça: no Mosteiro de Alcobaça, 1597)BRITO, Frei Bernardo deEdição2004Lisboa
D. Fuas Roupinho e o santuário da NazaréBOGA, Manuel MendesEdição1929Coimbra
Peregrinos da memória: o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré: 1600-1785PENTEADO, PedroEdição1998Lisboa
"Un programa emblemático de exaltación mariana: los azulejos de la ermida da Memória en el sítio de Nazaré (Portugal)", Nobra-Arte, XX-XXI, pp. 56-76ARRANZ, José Julio GarciaEdição2001
Antiguidade da sagrada imagem de Nossa S. de Nazareth: grandezas de seu sitio, casa, & jurisdiçaõ real, sita junto à villa da Pederneira...ALÃO, Manoel de BritoEdição1628Lisboa
Nossa Senhora de Nazaré na iconografia Mariana: exposição comemorativa do VIII centenário de devoção a Nossa Senhora da NazaréEdição1982Nazaré

IMAGENS

Ermida da Memória - Interior: teto com revestimento azulejar do século 18 da autoria de António de Oliveira Bernardes

Ermida da Memória - Enquadramento geral (vista a partir da torre sineira do Santuário)

Ermida da Memória - Fachadas Norte e Poente

Ermida da Memória - Fachadas Nascente e Norte

Ermida da Memória - Fachada principal (Norte)

Ermida da Memória - Fachada posterior (Sul)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt