Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro
Designação
DesignaçãoIgreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de São João das Lampas / Igreja de São João Baptista (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Portal
TipologiaPortal
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Sintra/São João das Lampas e Terrugem
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida CentralSão João das Lampas Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.87469-9.398219
DistritoLisboa
ConcelhoSintra
FreguesiaSão João das Lampas e Terrugem
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 9/2015, DR, 2.ª série, n.º 4, de 7-01-2015 (ampliou a área de classificação, passando a abranger toda a igreja e o respetivo adro, alterou a designação para "Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro" e alterou a categoria de classificação para MIP, de acordo com a legislação em vigor) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 21-06-2004 do Ministro da Cultura
Parecer favorável de 12-05-2004 do Conselho Consultivo do IPPAR
Informação favorável de 30-05-2003 da DR de Lisboa do IPPAR
Proposta de 26-03-2002 da CM de Sintra para o alargamento da classificação, de forma a incluir toda a Igreja e o adro
Decreto n.º 11 445 (art.º 119.º), de 13-02 1924, inserido na coleção do 1.º Semestre de 1926 (converteu a classificação para IIP) (ver Decreto)
Decreto)
Decreto n.º 8 252, DG, I Série, n.º 138, de 10-07-1922 (classificou o pórtico da igreja (manuelino) como edifício de valor artístico, arqueológico e histórico) (ver Decreto)
ZEPPortaria n.º 513/2018, DR, 2.ª série, n.º 196, de 11-10-2018 (com restrições) (ver Portaria)
Relatório final do procedimento aprovado por despacho de 23-08-2018 do subdiretor-geral da DGPC
Anúncio n.º 105/2018, DR, 2.ª série, n.º 120, de 25-06-2018 (ver Anúncio)
Despacho de concordância de 16-05-2018 da diretora-geral da DGPC
Parecer favorável de 21-02-2018 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Em 14-11-2016 foi solicitado o parecer da CM de Sintra, não tendo sido obtida resposta
Despacho de concordância de 9-11-2016 da diretora-geral da DGPC
Proposta de 14-10-2016 do Departamento dos Bens Culturais da DGPC
Zona "non aedificandi"Portaria n.º 513/2018, DR, 2.ª série, n.º 196, de 11-10-2018
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO testamento de um tal Martim Soudo, datado de 1421, é claro quanto à existência, nesta data, de uma igreja paroquial em São João dos Porqueiros (antiga designação da vila, que se manteve até cerca de 1600) (SILVA, 2002, p.105). Esta constitui, assim, a mais antiga referência à actual igreja matriz de São João das Lampas, templo que, graças a múltiplas reformas posteriores, pouco ou nada conserva do seu passado tardo-gótico. No conjunto, existem dois portais de arco quebrado e de feitura simples, um dando acesso frontal ao alpendre e outro permitindo a entrada pelo lado Sul no interior da igreja. Poderão datar do século XV, mas não existem ainda certezas e, a ser assim, teríamos de considerar a existência do longo alpendre logo pelas primeiras décadas de Quatrocentos, senão mesmo antes.
Nos inícios do século XVI deu-se a principal reforma do templo, constituindo o portal principal o seu mais eloquente testemunho. Ele pode datar-se do "final do primeiro quartel do século XVI" e na dependência do estaleiro do Paço Real de Sintra (IDEM, p.111), que conta com outras obras na região, em especial o portal da igreja de Santo Isidoro de Mafra, que mantém com a obra de São João das Lampas um paralelo muito evidente. A sua estrutura é relativamente complexa, definindo um arco canopial de secção central festonada, com ampla moldura entre colunelos, acompanhando o exterior a curvatura do vão, e terminando verticalmente em cinco grinaldas profusamente decoradas. A sua iconografia foi recentemente objecto de estudo por Carlos Manique da Silva, que salientou a cápsula de papoila como "elemento decorativo dominante" (ligada ao culto do Espírito Santo e à ideia de justiça terrena) e a presença de três figuras humanas, duas nas bases da moldura e a terceira a fechar axialmente o arco (formas de conteúdo trinitário que aludem, provavelmente, à tripla coroação do Espírito Santo por altura das suas festividades) (IDEM, pp.115-116).
A campanha manuelina actuou de forma quase integral no monumento. Para além do portal ocidental, é de assinalar a possível reforma do arco triunfal, que passou a contar com bases e capitéis estilisticamente contextualizáveis com a estética do portal, os capitéis, bases das colunas e mísulas que suportam o coro-alto", a pia baptismal, que não integra, já, o pé primitivo, uma estela discóide actualmente conservada na sacristia e uma interessante pia de água benta, lavrada em mármore e datada de c. 1510, que inclui uma legenda epigráfica alusiva ao seu doador: João Álvares, morador no Sacário, uma localidade muito próxima da vila (IDEM, pp.108-109).
Depois desta ampla reforma, a época moderna conferiu ao conjunto a fisionomia actual, que se inscreve no núcleo de igrejas "da chamada região saloia de Sintra, com a sua torre sineira anexa e a alpendrada que percorre as fachadas poente e sul" (IDEM, p.108). O interior é de nave única e a sua forma data da década de 60 do século XVII. Os azulejos polícromos que revestem as paredes da nave têm as datas de 1665 e 1666, provavelmente alusivas a duas encomendas, e o tecto em caixotões, com pintura a brutesco, é também datável deste período, assim como o púlpito, de caixa rectangular.
Sensivelmente um século depois, realizaram-se as grandes obras de talha, nomeadamente os dois retábulos laterais, dedicados a São Sebastião e a Nossa Senhora da Saúde, e o retábulo-mor, de estrutura idêntica aos anteriores. Uma das grandes riquezas deste templo (para além das suas imagens, que são, ainda, objecto de devoção e romaria no primeiro dia de Setembro), reside no seu acervo pictórico, composto por uma tábua quinhentista alusiva ao Baptismo de Cristo, um tríptico maneirista, representando o Pentecostes, outrora integrante da arruinada capela do Espírito Santo, e um Calvário situado na tribuna do retábulo-mor. Ainda do século XVIII data o revestimento azulejar da secção ocidental do alpendre, em painéis azuis e brancos que contornam e enquadram o portal.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens21
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A arquitectura manuelinaDIAS, PedroEdição2009Vila Nova de Gaia
"Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, nº8, pp.49-89DIAS, PedroEdição1994Lisboa
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaAZEVEDO, Carlos deEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973
Subsídios para a história da Diocese de Lisboa do século XVIIIPEREIRA, Isaías da RosaEdição1980Lisboa
Inscrições lapidares portuguesas do concelho de SintraSOUSA, J. M. Cordeiro deEdição1959Sintra
"Iconografia do pórtico manuelino da Igreja Matriz de São João das Lampas (Sintra)", Artis, nº1SILVA, Carlos Manique daEdição2002Lisboa
O arquivo paroquial de São João das Lampas: algumas fontes para a sua históriaAMBRÓSIO, AntónioEdição2000Sintra
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaFERRÃO, JulietaEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaGUSMÃO, Adriano deEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973

IMAGENS

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas - Pórtico manuelino

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas - Planta anexa à portaria de classificação, com a delimitação e a ZGP que esteve em vigor até ser fixada a ZEP

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Planta relativa à consulta pública, com o imóvel classificado e a proposta de ZEP (a ZEP só entrará em vigor após a publicação da portaria no DR)

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Planta anexa à portaria de fixação da ZEP, com a delimitação, a ASA e os zonamentos em vigor

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas - Planta com a delimitação do pórtico manuelino classificado e com a Igreja e adro em vias de classificação e respectiva ZP / IPPAR-DRL - já saiu a ampliação da classificação

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Exterior: fachada principal

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Exterior: portal principal

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Exterior: fachada lateral esquerda (norte)

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: pia de água benta junto à porta lateral (sul)

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: pia de água benta sob o coro alto

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: tábua quinhentista (Batismo de Cristo)

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: tríptico maneirista (Pentecostes)

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: vista geral da nave

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Exterior: fachada principal e fachada lateral direita (sul)

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: teto de caixotões

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: arco triunfal encimado por representação do Cálvario

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Exterior. portal principal

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: painel do teto, pintado

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: altar da capela-mor

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Exterior: fachada lateral esquerda (norte)

Igreja de São João Baptista, matriz de São João das Lampas, e respetivo adro - Interior: vista geral da nave e do coro alto

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt