Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Anta da Quinta das Longas
Designação
DesignaçãoAnta da Quinta das Longas
Outras Designações / PesquisasAnta da Quinta das Longas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta - Circuitos Arqueológicos Antas de Elvas
TipologiaAnta - Circuitos Arqueológicos Antas de Elvas
CategoriaArqueologia
Inventário TemáticoCircuitos Arqueológicos "Antas de Elvas"
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Elvas/São Vicente e Ventosa
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Quinta das Longas- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPortalegre
ConcelhoElvas
FreguesiaSão Vicente e Ventosa
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma) , alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251, de 28-12-2012 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado até 31-12-2012 pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaOs monumentos megalíticos da região de Elvas são conhecidos desde, pelo menos, finais do século XIX. Datam, precisamente, desta época os primeiros estudos efectuados nalgumas das suas antas por nacionais e estrangeiros, como nos casos ao eminente pré-historiador francês Émille Cartailhac (1845-1921) e do fundador da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes, J. Possidónio N. da Silva (1806-1896). O interesse então suscitado, quer pela arquitectura destas construções, como pelo vasto e ecléctico espólio obtido com as suas escavações, teve como resultado mais imediato a transformação de algumas antas num alvo preferencial dos denominados "caçadores de tesouros", que as danificaram parcialmente. Em contrapartida, as informações entretanto divulgadas no seio da imprensa mais ilustrada de oitocentos, contribuiu para o surgimento de um sucessivo conjunto de investigadores que, na senda daqueles primeiros, as visitaram e estudaram, embora de forma nem sempre consecutiva. De facto, volvidas que estavam mais de duas décadas sobre a deslocação efectuada por José Leite de Vasconcelos (1858-1941) a esta região (1916), é que outros arqueólogos conceituados visitaram (1938), oito das antas de Barbacena, permitindo, em boa parte, a sua classificação logo no ano seguinte, como "Monumento Nacional". Desde então até, sensivelmente, meados da década de cinquenta, efectuaram-se diversas escavações na área, tendo sido o espólio encontrado conduzido para diferentes núcleos museológicos, como o Municipal de Elvas, da Fundação da Casa de Bragança, em Vila Viçosa, e dos Serviços Geológicos, em Lisboa. Todavia, e após o exaustivo estudo e inventariação realizados por Georg e Vera Leisner, as antas caíram num certo esquecimento, quer no seio dos próprios investigadores, quer, sobretudo, no das autoridades às quais competia velar pela sua conservação. Entretanto, em 1989, deu-se início a uma abordagem específica sobre estes monumentos, tendo o IPPAR avançado, no ano de 1997, com o "Projecto de Recuperação e Valorização das Antas de Elvas", culminando com a abertura ao público dos denominados circuitos do "Guadiana" e de "Barbacena".

Presentemente "Em Vias de Classificação", a "Anta da Quinta das Longas" foi erguida durante o Neo-calcolítico da região (entre o 4.º e 2.º milénio a. C.), de forma relativamente isolada num terreno actualmente rodeado por um vasto olival. Desta estrutura megalítica de grandes dimensões são hoje apenas visíveis quatro dos esteios (alguns dos quais in situ) que comporiam originalmente a respectiva câmara sepulcral, além de vestígios da primitiva mamoa, ou tumulus, que a cobriria total ou parcialmente, cujo desmoronamento se terá ficado a dever aos sucessivos trabalhos agrícolas efectuados no local ao longo dos tempos.
Entretanto, em 1994, procedeu-se à sua relocalização, enquanto, já em 1998 a anta foi integrada no "Projecto de Valorização e Recuperação dos Monumentos Megalíticos de Elvas", efectuando-se, então, a sua limpeza e controle da vegetação que o envolvia.
Presentemente, a anta integra o "Circuito de Barbacena" do roteiro da Arqueologia Portuguesa "Antas de Elvas", concebido pelo IPPAR, com vista a uma maior divulgação deste vasto e específico património construído.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Antas de ElvasDIAS, Ana CarvalhoEdição2000LisboaRoteiros da Arqueologia Portuguesa, 6
Antas de ElvasALBERGARIA, João CarlosEdição2000LisboaRoteiros da Arqueologia Portuguesa, 6
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, Georg KlausEdição1959Berlim
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, VeraEdição1959Berlim
"A ocupação pré-histórica da Quinta das Longas (S. Vicente e Ventosa, Elvas)", Revista Portuguesa de ArqueologiaGONCALVES, Victor Manuel dos SantosEdição2003Lisboavol. 6, n.º 2, pp. 109-166
"A ocupação pré-histórica da Quinta das Longas (S. Vicente e Ventosa, Elvas)", Revista Portuguesa de ArqueologiaCARVALHO, AntónioEdição2003Lisboavol. 6, n.º 2, pp. 109-166
"A ocupação pré-histórica da Quinta das Longas (S. Vicente e Ventosa, Elvas)", Revista Portuguesa de ArqueologiaPOMBAL, SusanaEdição2003Lisboavol. 6, n.º 2, pp. 109-166

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt