Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa da Boavista, incluindo o jardim e os elementos decorativos que este contém
Designação
DesignaçãoCasa da Boavista, incluindo o jardim e os elementos decorativos que este contém
Outras Designações / PesquisasCasa da Boavista (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Solar
TipologiaSolar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Celorico de Basto/Veade, Gagos e Molares
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Outeiro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.421221-7.977021
DistritoBraga
ConcelhoCelorico de Basto
FreguesiaVeade, Gagos e Molares
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDesfrutando de uma implantação privilegiada, com vista para o vale e jardins em patamares com buxos e japoneiras de espécies raras (algumas centenárias), podadas conforme é característico os denominados jardins de Basto, a Casa da Boavista, tal como a conhecemos hoje, remonta à reconstrução levada a cabo no final do século XVIII por Manuel Luís Teixeira de Carvalho, bacharel em Direito e capitão-mor das Ordenanças de Veade (SILVA, 1958, p. 36). As referências a esta propriedade são, no entanto, bem anteriores, recuando aos anos de 1500, ou mesmo antes, com pretendem alguns autores (SILVA, 1958, p. 36; 1981, p. 23). Na verdade, os documentos mais antigos que se conhecem mencionam, nos anos referidos, Miguel Pires da Silva, como Senhor da casa da Boavista (SILVA, 1958, p. 36; STOOP, 2000, p. 207).
Terão sido as armas concedidas em 1791, a par da fortuna herdada pelo seu casamento, em 1789, com D. Ana Maria Teixeira de (Barros) Carvalho, que motivaram Manuel Luís Teixeira de Carvalho a remodelar a casa familiar, exibindo o brasão em lugar de destaque, sobre a porta principal, como símbolo de prestígio e poder.
A fachada principal, de dois andares, é aberta por uma sucessão de vãos simétricos, destacando-se, naturalmente, as janelas do andar nobre, de verga curva. Acede-se à porta principal, situada ao nível do piso superior, através de uma escadaria recta, sobre arcada, e cuja guarda é marcada por volutas e pináculos. De acordo com os estudos de Anne de Stoop, esta é uma solução de gosto clássico e de alguma forma arcaizante, encontrando-se noutros solares de época bem anterior (STOOP, 2000, p. 208).
Nos extremos da fachada erguem-se, sobre a linha do telhado, mansardas ou pavilhões, que não deixam de recordar as torres e as denominadas casa-torre, de época medieval, mas cujo modelo foi recuperado no período barroco (AZEVEDO, 1969). Sobre o beirado, elevam-se múltiplos pináculos, que se repetem na capela, conferindo unidade ao conjunto.
Em ângulo com a casa, a capela dedicada a São José, apresenta uma fachada de linguagem mais movimentada, articulando, numa composição única, o portal e o janelão que se lhe sobrepõe. Este, eleva a linha da cornija, que acompanha o seu desenho contracurvado, repetido no frontão que remata o alçado. O interior é já neoclássico, gosto bem presente no retábulo-mor, de talha dourada e branca.
Uma última referência para os jardins, delimitados, no pátio fronteiro à fachada principal, por balaustres de cantaria e preenchido por canteiros de buxo. Noutras áreas, desenvolvem-se em patamares definidos por escadas e balaustradas, com tanques de granito envolvidos por japoneiras e composições de buxo, de formas fantasiosas, cuja cultura da topiaria, de influência inglesa, e introduzida na região pelas irmãs Pinto Basto, tanto caracterizaram os jardins de Basto.
Toda a propriedade é delimitada por um muro, aberto pelo portão principal, com dois torreões de granito, e rematado por um frontão com grinalda de ferro.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
Nobres Casas de PortugalSILVA, António Lambert Pereira daEdição1958Porto
Casas Senhoriais PortuguesasAZEVEDO, Francisco deEdição1986sl
Últimas Gerações de Entre Douro e MinhoMACHADO, José de SousaEdição1931
Palácios e casas senhoriais do MinhoSTOOP, Anne deEdição2000Porto
Casas antigas do Concelho de Celorico de BastoEdição1981Celorico de Basto

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt