Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Nossa Senhora do Miléu
Designação
DesignaçãoCapela de Nossa Senhora do Miléu
Outras Designações / PesquisasCapela de Nossa Senhora do Mileu / Santuário de Nossa Senhora do Mileu (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Guarda/Guarda
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 16, nos subúrbios da Guarda,- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.543666-7.257267
DistritoGuarda
ConcelhoGuarda
FreguesiaGuarda
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 37 728, DG, I Série, n.º 4, de 5-01-1950 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 12-09-1972, publicada no DG, II Série, n.º 221, de 21-09-1972 (com ZNA)
Zona "non aedificandi"Portaria de 12-09-1972, publicada no DG, II Série, n.º 221, de 21-09-1972
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA pequena capela medieval da Póvoa do Mileu é um dos monumentos que melhor ajudam a caracterizar o que foi a arte tardo-românica portuguesa nas zonas mais interiores do país. A sua construção deu-se no século XIII, após a transferência da sede diocesena egitanense para a Guarda, efectuada por D. Sancho I, mas as obras levaram ainda algum tempo a ser concluídas, facto que arrastou o estaleiro para as décadas finais desse mesmo século (GRAF, 1986, vol. 1, p.94).
A ocupação do local onde o Românco levantou esta capela está documentada desde a época romana, período em que aqui se implantou uma uilla, dotada de um templo onde apareceram fragmentos de estátuas imperiais (RODRIGUES, 1984, 3ªed., p.54). As informações e os vestígios materiais que depois possuimos acerca da continuidade ocupacional pelos séculos da Alta Idade Média não permitem assegurar essa ininterrupção, não obstante as lendas propagadas por Frei Agostinho de Santa Maria, em inícios do século XVIII, fazerem recuar a origem da capela ao início do cristianismo e o próprio termo "Mileu" a um suposto milagre ocorrido aquando da tentativa de assalto do templo por parte de soldados muçulmanos. Gerhard Graf refere-se a uma provável construção do reinado de Chindasvinto, na segunda metade do século VII (GRAF, 1986, vol. I, p.94), mas, até ao momento, tal informação não está arqueologicamente confirmada.
O carácter modesto desta construção e a inexistência de referências documentais precisas sobre a sua construção estão na origem de alguns equívocos com que o templo foi entendido. Adriano Vasco Rodrigues, por exemplo, viu na sua arquitectura e escultura duas fases construtivas, a primeira datada do século XI e visível nas partes baixas da capela, e a segunda já do século XIII, da transição para o Gótico, atestada pelo perfil apontado do arco triunfal e pela rosácea da fachada principal (RODRIGUES, 1984, 3ªed., p.55).
Hoje entendemos esta pequena capela como um produto do Românico tardio e periférico, em que a escultura tende a simplificar-se ou mesmo a desaparecer (REAL, 1986, p.71) e a estrutura é modesta, resistindo deliberadamente à introdução dos esquemas góticos mais ambiciosos (PEREIRA, 1995, p.37). De facto, a opção por uma planta longitudinal composta apenas por dois rectângulos, o da nave e o da capela-mor, é uma característica das mais pequenas igrejas rurais dos séculos XIII e XIV, ideia reforçada pela deficiente estruturação dos muros e sua respectiva intersecção.
A escultura limita-se aos capitéis do arco triunfal, cujos temas retomam o formulário românico, como o capitel onde se esculpiram duas aves afrontadas em torno da árvore da vida. O trabalho escultórico é, em todo o caso, rude, estilizado e com grandes espaços por preencher.
Na sua singeleza e modéstia, a Capela da Póvoa do Mileu integra o capítulo final da arte românica, ao mesmo tempo que é um dos templos que prova como a hibridez de soluções românicas e góticas foi uma realidade para a arquitectura do século XIII, nas regiões mais periféricas do reino. Aqui conjuga-se a sobriedade e robustez dos muros românicos com o arco triunfal apontado que permite uma melhor visibilidade da capela-mor; a temática românica dos seus capitéis com a tentativa de melhor iluminar o espaço, através de uma ampla rosácea sobre o portal principal. Até que ponto pode ser considerada uma capela de resistência românica ou um templo que revela algumas das principais características do Gótico, mal assimiladas por um mestre habituado a construir em românico? Dentro desta larga questão encontra-se um importante grupo de construções ditas de transição, na Beira Interior, no Alto Alentejo, em Trás-os-Montes mas, também, no próprio Entre-Douro-e-Minho e até na Estremadura, como a complexa capela do Salvador do Mundo de Sobral de Monte Agraço tão bem testemunha.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias11

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"O mundo românico (séculos XI-XIII)", História da Arte Portuguesa, vol.1, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995, pp.180-331RODRIGUES, JorgeEdição1995Lisboa
Santuário MarianoSANTA MARIA, Frei Agostinho deEdição1933LisboaPrimeira edição 1707 - 1723, Off. António Pedrozo Galvão
Portugal roman, vol. IGRAF, Gerhard N.Edição1986
"La sculpture figurative dans l'art roman du Portugal", Portugal roman, vol. I, pp.33-75REAL, Manuel LuísEdição1986
"Estação arqueológica de Póvoa de Mileu (Guarda)". Estudo, recuperação e valorização de património em espaço urbano", V Jornadas Arqueológicas, Lisboa, 1994, pp.145-159CORTE-REAL, Artur Manuel de CastroEdição1994Lisboa
"Estação arqueológica de Póvoa de Mileu (Guarda)". Estudo, recuperação e valorização de património em espaço urbano", V Jornadas Arqueológicas, Lisboa, 1994, pp.145-159ABRUNHOSA, Maria JoséEdição1994Lisboa
GuardaPEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboa
Diocese e districto da Guarda : serie d'apontamentos históricos...CASTRO, José Osório da Gama eEdição1902Porto
As origens da cidade da GuardaAGUIAR, Carlos AlexandreEdição1942
História da Diocese da GuardaGOMES, José PinharandaEdição1981Braga
Monografia artística da GuardaRODRIGUES, Adriano VascoEdição1984Guarda3ª edição
A serra da Estrêla e as suas beirasSIMÕES, ViriatoEdição1979Lisboa

IMAGENS

Capela de Nossa Senhora do Miléu - Fachada principal

Capela de Nossa Senhora do Miléu - Fachada lateral sul e corpo da capela-mor

Capela de Nossa Senhora do Miléu - Fachada lateral norte: cachorrada da capela-mor

Capela de Nossa Senhora do Miléu - Fachada lateral norte: cachorrada da capela-mor

Capela de Nossa Senhora do Miléu - Interior: capitel do arco triunfal

Capela de Nossa Senhora do Miléu - Interior: capitel do arco triunfal

Capela de Nossa Senhora do Miléu - Portaria publicada no DG, II Série, n.º 221, de 21-09-1972 - Texto e planta do diploma

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt