Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Vicente, incluindo todo o seu recheio, nomeadamente as pinturas a fresco e em tábua, o retábulo, o altar de talha e os azulejos
Designação
DesignaçãoIgreja de São Vicente, incluindo todo o seu recheio, nomeadamente as pinturas a fresco e em tábua, o retábulo, o altar de talha e os azulejos
Outras Designações / PesquisasIgreja dos Mártires de Évora / Igreja de São Vicente (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Évora/Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de São VicenteÉvora Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.570139-7.907816
DistritoÉvora
ConcelhoÉvora
FreguesiaÉvora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património MundialAbrangido por conjunto inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que, ao abrigo do n.º 7 do art.º 15.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, se encontra classificado como MN
Património Mundial DesignaçãoCentro Histórico de Évora
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA actual igreja de São Vicente de Évora é, pelo menos, o terceiro templo que se levantou neste local desde a Idade Média. Na sua origem, aqui existiu um oratório de devoção dedicado a São Vicente, que no século XV foi protegido pela construção de uma igreja, por iniciativa de Luís Lourenço, criado do infante D. Henrique. Este templo, datado de 1467, devia ser de reduzidas dimensões e arquitectura não muito cuidada, pois já em 1559 se encontrava arruinado (ESPANCA, 1966). Dessa modesta capela subsistem ainda os dois portais e alguns vestígios de pintura mural (designadamente uma figura de São Sebastião datável de finais desse século), posteriormente integrados na construção maneirista, um tramo da ábside e ainda uma pia baptismal que poderá corresponder aos anos finais do século XV.
A nova igreja deveu-se ao patrocínio de Garcia de Resende e à Câmara de Évora, que na década de 60 edificaram um templo de planta quadrangular dividida em três naves, com tecto em cúpula ao centro. No geral, como bem definiu Túlio Espanca, trata-se de um templo que reflecte as dominantes ideológicas saídas do Concílio de Trento, predominando as linhas arquitectónicas austeras sobre os ensaios de decorativismo aplicado (ESPANCA, 1993, p.97).
Na parede fundeira da capela-mor subsiste ainda a pintura mural da década de 70 do século XVI, alusiva aos santos titulares da capela - Vicente, Sabina e Cristeta - e muito provavelmente executada por Francisco de Campos, pintor documentado em outras obras da cidade, designadamente nos Paços dos Condes de Basto. Nos finais do século XVI, esta pintura foi ocultada pela montagem de um retábulo, que integra tábuas do ciclo a que se convencionou chamar Mestre da Tourega.
Ao centro da nave instalou-se, no século XVII, a Irmandade de Nossa Senhora da Vitória, de que sobressai o altar, obra de talha dourada maneirista ostentando ao centro uma pintura sobre tábua alusiva à Batalha de Tarifa.
Em estado de degradação no século XX, a capela foi restaurada em 1966, numa campanha dirigida pelo Vereador da Câmara de Évora, arq. João Raul de Veiga Neves David, que entre outras acções pôs a descoberto a pintura mural maneirista da capela-mor.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPFrontaria da igreja da GraçaSé de ÉvoraTrechos da cerca romana e árabe das muralhas de Évora: o arco de D. Isabel, a muralha posterior do passeio do Conde de Schomberg, a torre das Cinco Quinas, a muralha dos palácios dos Condes de Basto, as torres da Porta de Moura, (...)
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora - volume I)ESPANCA, TúlioEdição1966LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
ÉvoraESPANCA, TúlioEdição1993LisboaCol. Cidades e Vilas de Portugal
"Fundação e Evolução Histórica da Igreja dos Mártires de Évora", A Cidade de Évora nº 29 e 30, 1949ESPANCA, TúlioEdição1949

IMAGENS

Igreja de São Vicente de Évora - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt