Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ermida de São Miguel
Designação
DesignaçãoErmida de São Miguel
Outras Designações / PesquisasErmida de São Miguel do Castelo / Ermida de São Miguel (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Ermida
TipologiaErmida
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Évora/Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Pátio de São MiguelÉvora Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.572625-7.905229
DistritoÉvora
ConcelhoÉvora
FreguesiaÉvora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 29 604, DG, Série I, n.º 112, de 16-05-1939 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património MundialAbrangido por conjunto inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que, ao abrigo do n.º 7 do art.º 15.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, se encontra classificado como MN
Património Mundial DesignaçãoCentro Histórico de Évora
Cadastro
AFECTACAO182905
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA ermida de São Miguel do Castelo, edificada pelos cavaleiros da Ordem Militar de S. Bento de Calatrava, deverá ter sido dos primeiros edifícios religiosos a ser consagrado em Évora. Situada muito próxima da alcáçova mourisca, a fundação desta ermida é tradicionalmente atribuída a Gonçalo Viegas, que foi primeiro Mestre da Ordem de Cavalaria de Évora.
Foram várias as campanhas de obras decorridas nesta ermida: a campanha inicial no final do século XIII; a construção da ábside no fim do século XV e início do XVI; a reedificação do presbitério, aproximadamente em 1500; a reedificação do século XVII, que corresponde ao edifício actual; e ainda pontuais intervenções no decorrer do século XX (ESPANCA, Túlio, 1966).
Naturalmente, as múltiplas intervenções não permitem hoje o reconhecimento de um estilo arquitectónico único, mas sim uma multiplicidade de elementos característicos de diferentes épocas, nomeadamente do período manuelino e maneirista.
O alçado principal, com portal de verga recta, é rematado por frontão triangular. A planta longitudinal, articula a nave única com a capela-mor mais estreita e baixa. A nave é coberta por abóbada de berço, enquanto que a capela-mor apresenta uma abóbada manuelina, em ogivas nervuradas com bocetes. No alçado lateral rasga-se uma porta de acesso à igreja, numa solução pouco comum na arquitectura religiosa da região (ESPANCA, Túlio, 1966). SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPColégio do Espírito SantoEscada e varandim à entrada do Pátio de São Miguel (porta n.º 2)Palácio dos antigos Condes de BastoTrechos da cerca romana e árabe das muralhas de Évora: o arco de D. Isabel, a muralha posterior do passeio do Conde de Schomberg, a torre das Cinco Quinas, a muralha dos palácios dos Condes de Basto, as torres da Porta de Moura, (...)
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora - volume I)ESPANCA, TúlioEdição1966LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
ÉvoraESPANCA, TúlioEdição1993LisboaCol. Cidades e Vilas de Portugal

IMAGENS

Ermida de São Miguel - Vista geral

Ermida de São Miguel - Fachada principal: porta

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt