Ermida de São Sebastião | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Ermida de São Sebastião | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Ermida de São Sebastião (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Ermida | ||||||||||||
Tipologia | Ermida | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Leiria/Caldas da Rainha/Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Leiria | ||||||||||||
Concelho | Caldas da Rainha | ||||||||||||
Freguesia | Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 29/84, DR, I Série, n.º 145, de 25-06-1984 (ver Decreto) Edital N.º 13/82 de 28-12-1982 da CM das Caldas da Rainha Aviso de 28-07-1982 da CM das Caldas da Rainha Despacho de homologação de 5-02-1981 do Secretário de Estado da Cultura Parecer de 30-01-1981 da Comissão "ad hoc" do IPPC a propor a classificação como IIP Em 11-12-1980 a CM das Caldas da Rainha concluiu o envio da documentação solicitada Em 10-03-1970 foi solicitado à CM das Caldas da Rainha o envio de documentação para a instrução do processo de classificação Proposta de classificação de 27-02-1970 da CM das Caldas da Rainha | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 12736827 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Da ermida quinhentista original subsiste, apenas, o fecho de uma abóbada, integrado no alçado lateral da capela-mor. O templo que hoje observamos resulta de uma intervenção posterior, ocorrida, muito possivelmente, no século XVII, como indica a sua linguagem depurada própria da arquitectura chã, ou no início de Setecentos, como testemunha a campanha decorativa do interior, onde os painéis de azulejos azuis e brancos são datáveis de meados da década de 1740. De volumes simples, com uma pequena diferenciação entre a capela-mor e a nave, a ermida de São Sebastião apresenta fachada aberta por um portal de verga recta, com cimalha, e janela também recta, de iluminação do coro. A depuração das linhas exteriores mantém-no no interior, com nave de tecto de madeira, púlpito, e arco triunfal de volta perfeita, com impostas salientes. A campanha barroca de meados do século XVIII veio trazer uma outra dinâmica ao espaço, totalmente revestido por azulejos azuis e bancos que, com os seus brilhos e composições em perspectiva, transformam o espaço numa enorme máquina cenográfica. Os painéis figurativos são divididos por outros azulejos com a representação de arquitecturas, que têm início do silhar com cartelas, evidenciando motivos ligados a São Sebastião, como setas, elementos bélicos, ou palmas de martírio. Os episódios ilustram diferentes passos da vida do santo mártir, a quem a capela é dedicada. As composições cerâmicas integram os elementos arquitectónicos existentes, como o púlpito, envolto por uma moldura de concheados, ou o arco triunfal, que apresenta uma solução semelhante. Mais interessante e pouco comum na azulejaria nacional, é o revestimento da parede fundeira da capela-mor, que exibe uma espécie de dossel, cujos panejamentos são afastados por querubins, enquadrando o retábulo de talha, ao centro. Na vizinha capela de São Jacinto, no Souto, o modelo utilizado é muito próximo, tal como o desenho dos próprios painéis, e as datas disponíveis, o que levou alguns autores a atribuir os dois conjuntos ao mesmo pintor, Bartolomeu Antunes (MECO, 1985, p. 30). Todavia, estudos recentes vieram revelar que Antunes não era pintor, mas que a sua actividade "(...) deve ser entendida como a de um experiente gestor, sobre o qual recaía a responsabilidade geral da empreitada", articulando a encomenda com os pintores com quem habitualmente trabalhava (MANGUCCI, 2003, p. 140). Tal não invalida a existência de um conjunto de painéis semelhantes, muito embora fique em aberto, até novos dados, o nome do pintor que os executou, sabendo-se, desde já, que se encontrava ligado a Bartolomeu Antunes. Os revestimentos cerâmicos destas duas capelas devem ser integrados num conjunto de obras relacionadas com a presença nas Caldas da Rainha de D. João V, entre 1742 e 1748, responsável pela dinamização directa ou indirecta de uma série de edifícios civis e religiosos. (Rosário Carvalho) | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 9 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 6 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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Azulejaria em Portugal no século XVIII | SIMÕES, J. M. dos Santos | Edição | 1979 | Lisboa | |
"Arquitectura caldense no século XVIII", Terra de Águas - Caldas da Rainha História e Cultura, p. 137-152 | MANGORRINHA, Jorge | Edição | 1993 | Caldas da Rainha | |
Introdução à História das Caldas da Rainha | SERRA, João | Edição | 1991 | Caldas da Rainha | Publicado a 1995 |
"As artes nas Caldas da Rainha no século XVIII", Terra de Águas - Caldas da Rainha História e Cultura, p. 155169 | HORTA, Cristina Ramos e | Edição | 1993 | Caldas da Rainha | |
"Palácio da Mitra em Lisboa e os seus azulejos", Lisboa Revista Municipal, 2ª série, n.º 13 | MECO, José | Edição | 1985 | Lisboa | |
"A estratégia de Bartolomeu Antunes mestre ladrilhador do Paço (1688-1753)", Al-madan, n.º 12, pp. 135-141. | MANGUCCI, Celso | Edição | 2003 | Almada |
Ermida de São Sebastião - Fachada principal em 2006
Ermida de São Sebastião - Fachada principal
Ermida de São Sebastião - Fachada principal: portal
Ermida de São Sebastião - Fachada lateral sul: fecho de abóbada na parte da capela-mor
Ermida de São Sebastião - Enquadramento geral de norte (fachada principal)
Ermida de São Sebastião - Fachada principal
Ermida de São Sebastião - Vista geral de sul (fachadas lateral direita e posterior)
Ermida de São Sebastião - Zona envolvente a norte (no fundo da rua observa-se a fachada posterior da ermida)
Ermida de São Sebastião - Vista geral de poente (fachadas principal e lateral direita)