Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Chafariz da Estrada da Foz
Designação
DesignaçãoChafariz da Estrada da Foz
Outras Designações / PesquisasChafariz da Estrada da Foz (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Chafariz
TipologiaChafariz
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Caldas da Rainha/Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Estrada da FozCaldas da Rainha Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.402005-9.137328
DistritoLeiria
ConcelhoCaldas da Rainha
FreguesiaCaldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO abastecimento de águas às cidades foi um problema sempre presente no ordenamento urbano da época moderna, mas ganhou uma particular importância nos séculos XVII e XVIII, conhecendo então um novo impulso, que se ficou a dever não apenas ao crescimento urbano e às melhorias técnicas verificadas, mas também à importância que a água assumiu enquanto elemento indissociável da denominada "festa barroca", ou do próprio pensamento iluminista (ROSSA, 1989, p. 115).
Em Portugal, e durante o reinado de D. João V, assistimos a um esforço particular no sentido de melhorar o abastecimento de água às populações, de que são exemplo, entre outros, o aqueduto das Águas Livres, o aqueduto de Santo Antão do Tojal (da autoria de Cannevari, por encomenda de D. Tomás de Almeida), ou o sistema de Braga denominado sete fontes (patrocinado pelo Arcebispo D. José de Bragança).
Nas Caldas da Rainha, a presença do Rei, que desde 1742, e até 1748, aí se deslocou com frequência para se tratar com as águas termais, terá contribuído e influenciado uma série de novas edificações, entre as quais a construção de um aqueduto, cujo projecto, iniciado em 1748, se deve ao engenheiro-mor do Reino, Manuel da Maia, que contou com a colaboração de Eugénio dos Santos.
Os três chafarizes que, na cidade, são o ponto terminal, visível e utilitário das condutas de água com nascentes nas zonas altas da vila, integram-se neste plano de abastecimento de água potável à população (SERRA, 1991, p. 42).
Apesar da data de 1749, presente nos espaldares dos três chafarizes, a obra foi concluída, apenas em 1751 (MANGORRINHA, 1993). A relevância de toda esta questão está bem presente na influência destes equipamentos na organização do espaço urbano, mas também na iconografia subjacente, que confere unidade ao conjunto dos três chafarizes. De uma forma genérica, estes equipamentos estruturam-se em função de uma temática inspirada na antiguidade clássica, e o caso que estudamos não é excepção. Eles aludem ao mito das sete filhas de Atlas e da oceânide Plêione (as oceânides eram divindades femininas personificadas por fontes, riachos, cursos de água, que descendiam de Oceano), representando, cada bica, uma das sete plêiades, conforme se pode ler na inscrição em latim, no espaldar dos chafarizes. Este mesmo texto contém orientações para uma leitura correcta do conjunto, ao enumerar a ordem das plêiades, de que é primeira a do chafariz da Estrada da Foz.
Inicialmente implantado no Largo da Copa, foi posteriormente transferido. É formado por um espaldar recto escalonado (com volutas e lacrimais nas extremidades), encimado por frontão triangular vazado . Na moldura central, os cantos desenham um semicírculo que enquadra as rosetas. A bica, em forma de estrela, é encimada pela fita com a inscrição já referida: Pleiadum prima haecest / esta é a primeira Plêiade. A bacia apresenta os cantos truncados. O conjunto é prolongado por dois bancos laterais e delimitado por pináculos.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"CHAFARIZ", Dicionário da Arte Barroca em PortugalROSSA, WalterEdição1989Lisboa
Memórias das Caldas da Rainha 1484-1884CARVALHO, Augusto da SilvaEdição1932Lisboa
"Arquitectura caldense no século XVIII", Terra de Águas - Caldas da Rainha História e Cultura, p. 137-152MANGORRINHA, JorgeEdição1993Caldas da Rainha
Introdução à História das Caldas da RainhaSERRA, JoãoEdição1991Caldas da RainhaPublicado a 1995

IMAGENS

Chafariz da Estrada da Foz - Vista geral em 2006

Chafariz da Estrada da Foz - Face posterior (norte)

Chafariz da Estrada da Foz - Enquadramento geral de poente

Chafariz da Estrada da Foz - Enquadramento geral de nascente

Chafariz da Estrada da Foz - Face principal

Chafariz da Estrada da Foz - Vista lateral de nascente

Chafariz da Estrada da Foz - Vista geral de sul

Chafariz da Estrada da Foz - Vista lateral de nascente

Chafariz da Estrada da Foz - Face principal: espaldar com bica (a primeira Plêiade)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt