Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Conjunto constituído pelo pequeno claustro, incluindo a cisterna com a ferragem, a fachada do Definitório da Misericórdia e a sacristia onde está o lavabo
Designação
DesignaçãoConjunto constituído pelo pequeno claustro, incluindo a cisterna com a ferragem, a fachada do Definitório da Misericórdia e a sacristia onde está o lavabo
Outras Designações / PesquisasHospital da Misericórdia de Abrantes / Edifício, Igreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes / Lar-Hospital D. Leonor Paler Carrera de Viega (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Hospital
TipologiaHospital
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Abrantes/Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Motta FerrazAbrantes Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoSantarém
ConcelhoAbrantes
FreguesiaAbrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Proteção
Situação ActualIntegrado em conjunto com protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
Cronologia(ver ficha 75042, "Igreja da Misericórdia de Abrantes, pátio do Definitório, Casa do Despacho e claustro anexo, incluindo o património imóvel ntegrado" - fusão e ampliação das 3 classificações anteriores)
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
Edital de 2-01-1976 da CM de Abrantes
Despacho de homologação de 18-03-1975 do Secretário de Estado da Cultura e Educação Permanente
Parecer favorável de 7-03-1975 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE
Proposta do delegado da JNE no concelho para a classificação como IIP
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA história do Hospital de Abrantes, instituído sob a invocação de São Salvador, encontra-se indissociavelmente ligada à história da Misericórdia local, mas apenas desde 1532. Isto porque a sua fundação é anterior cerca de 50 anos, período em que o hospital funcionou como estrutura autónoma, enquadrada no sistema assistencial de Abrantes, que chegou mesmo a tutelar.
Os dados relativos ao Hospital são relativamente escassos, e a cronologia dos seus primeiros anos baseiam-se na documentação que se encontra no Arquivo da Santa Casa, divulgada por António Soares de Sousa, no seu estudo sobre a Santa Casa da Misericórdia de Abrantes nos séculos XVI e XVII. Nesta medida, são os documentos do século XVIII que nos informam que D. Lopo de Almeida, Senhor de Abrantes, e sua mulher, D. Brites da Silva, doaram o celeiro dos Alcaides-mores da vila, para que nesse local se erguesse o hospital, o que terá acontecido no ano de 1483 (SOUSA, 1966, p. 62). Por seu turno, e com a autorização de D. João II, o celeiro foi transferido para outro sítio.
D. Lopo dirigiu a instituição até à data da sua morte, em 1486 (o seu túmulo encontra-se na igeja de Santa Maria do Castelo), sucedendo-lhe o seu filho, e seu neto (SOUSA, 1966, p. 62).
Através de um outro documento com data de 1488, percebemos que o Hospital do Salvador não era a única unidade de assistência existente em Abrantes. Pelo contrário, a proximidade ao rio Tejo, o facto de ser local de passagem, e o crescimento que se começava a fazer sentir (e que atingiu pleno desenvolvimento no século XVI), deverá ajudar a explicar que, no ano referido, D. João II ordenasse que todos os hospitais da vila fossem anexados ao do Salvador (SOUSA, 1966, p. 62).
Mais tarde, em 1532, e no quadro de uma política de centralização e uniformização da assistência, o Hospital foi anexado à Misericórdia, por alvará de D. Fernando (então Senhor de Abrantes). Contudo, a ligação entre ambas as instituições parece ser mais próxima, pois de acordo com um códice do século XVIII, o Infante D. Luís cedeu à Irmandade, em 1529, a igreja de São Julião, porque esta permanecia nas casas do hospital. Mas a referida igreja nunca foi ocupada, e o templo da Misericórdia acabou por ser erguido, precisamente, junto ao hospício.
Assim, os edifícios correspondentes ao hospital situam-se junto à fachada lateral da igreja, definindo um pátio no seu interior. Por sua vez, o Cartório e a Sala do Definitório sobrepõem-se a uma das sacristias. Esta última dependência ganha maior destaque por manter o revestimento azulejar, do século XVIII, representando sete Obras de Misericórdia. O ciclo azulejar integra-se na denominada Grande Produção Joanina, denotando já algumas características rococós. Neste espaço, celebravam-se as reuniões da Irmandade, subsistindo ainda a mesa e bancos de formato circular, de época setecentista. No pátio interior, destaca-se a cisterna, com armação de ferro forjado, que poderá remontar a finais do século XVI.
O hospital manteve-se na dependência da Misericórdia até aos nossos dias, apenas com um período de intervalo, pois foi nacionalizado após o 25 de Abril, e devolvido a esta instituição apenas em 1984.
Actualmente, a igreja encontra-se na dependência da Santa Casa, funcionando no antigo hospital um Centro de Dia e de Apoio Domiciliário. Esta adaptação, ocorrida a partir de 1984, conduziu à descoberta do antigo celeiro real, cuja área foi alvo de uma campanha arqueológica. Encontraram-se cerca de 32 talhas, a maioria das quais em bom estado de conservação, dispostas em filas e separadas em dois grupos, de forma a facilitar o acesso a cada uma delas. Parte deste conjunto foi mantido à vista, e a restante assinalada, de forma a poder ser devidamente identificada.
Rosário Carvalho
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPIgreja da Misericórdia de Abrantes, incluindo seis tábuas de pinturas quinhentista e demais recheioIgreja de São João Baptista
Outra ClassificaçãoSala do Definitório da Misericórdia de Abrantes
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Santa Casa da Misericórdia de Abrantes nos séculos XVI e XVII, Dissertação de Licenciatura FLUCSOUSA, António Soares deEdição1996Coimbra

IMAGENS

Misericórdia de Abrantes - Interior da Sala do Definitório, com a mesa de reuniões da Irmandade

Misericórdia de Abrantes - Interior da Sala do Definitório: painel de azulejos representado as obras de Misericórdia - dar de comer a quem tem fome

Misericórdia de Abrantes - Interior da Sala do Definitório: painel de azulejos, representado as obras de Misericórdia

Misericórdia de Abrantes - Interior da Sala do Definitório: painel de azulejos, representado as obras de Misericórdia

Misericórdia de Abrantes - Pátio interno destaca-se a cisterna, com armação de ferro forjado

Misericórdia de Abrantes - Painel de azulejos evocativo da história do hospital

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt