Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Bertiandos
Designação
DesignaçãoPelourinho de Bertiandos
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Bertiandos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Bertiandos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 202 (fronteiro ao Solar de Bertiandos)Bertiandos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.760153-8.625848
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
FreguesiaBertiandos
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA localidade de Bertiandos existiu sempre centrada na importância no Solar do mesmo nome, possivelmente fundado ainda no século XV por um sobrinho-neto de D. Nuno Álvares Pereira. Chegou a ser concelho, em 1795, mas por pouco tempo, já que o mesmo seria extinto logo em 1835. O chamado Pelourinho de Bertiandos foi levantado na altura da formação do efémero concelho, utilizando-se para tal um marco miliário romano que estava no terreiro do solar. Trata-se de um marco datado do século III d.C., fazendo parte da Via Romana que ligava Braga a Tui e Lugo, passando, entre outras localidades, por Prado, Ponte de Lima e Paredes de Coura (Via XIX Bracara / Lucus, conforme consta do Itinerarium Antonini).
Este monólito estava enterrado no Campo de Santo Amaro, na Feitosa, freguesia localizada a sul de Ponte de Lima, no caminho que seguia para Braga. Foi descoberto em 1641, no tempo de Francisco Pereira da Silva, 3º Senhor de Bertiandos, e levado para o solar. É formado por uma simples coluna monolítica, mais larga no topo, e possui uma inscrição latina, que permite datá-lo, cuja tradução reza "O imperador César Caio Vero Maximino, Pio, Feliz, Augusto, Germânico Máximo, Dácico Máximo, Sarmático Máximo, Pontífice Máximo, 5 vezes tribuno, 5 vezes imperador, Pai da Pátria, cônsul, procônsul, e Caio Júlio Vero Máximo, Nobilíssimo César, Germânico Máximo, Dácico Máximo, Sarmático Máximo, Príncipe da juventude, Filho do Senhor Nosso Imperador Caio Júlio Vero Maximino, Pio, Feliz, Augusto, restauraram as vias e ponte arruinadas com a passagem do tempo, sendo encarregado Quinto Décio, legado de Augusto, propretor - a 18 milhas de Braga." (REIS, António Matos, 1978). De acordo com estes elementos, o marco fora levantado entre 235 e 238 d.C..
Após a instalação no terreiro senhorial, o marco foi acrescentado com um remate, constando de um chapéu formado por quatro cones sobrepostos, terminando em pinha, e de uma outra inscrição. As letras destas foram douradas no senhorio de António Pereira Pinto de Eça, Fidalgo da Casa Real e Alcaide-Mor de Braga. Finalmente, quando as freguesias vizinhas de Bertiandos, Estorãos e Santa Comba são constituídas em concelho, o marco é destinado a pelourinho, e colocado diante da cadeia, junto ao rio. Extinta a jurisdição, o monumento regressa à localização anterior, integrado na reformulação do parque solarengo, e erguido sobre uma singela plataforma rectangular, quase totalmente enterrada. A grimpa, constando de uma cruz em ferro, foi retirada na altura. O marco romano possui classificação individual, como Monumento Nacional, integrado na designação Via romana de Braga a Tui - 14 marcos miliários, série Capela (Decreto de 16 de Junho de 1910). SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPSolar de Bertiandos, incluindo a alameda de carvalhos que do solar vai até ao rio
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roteiro da Ribeira LimaAURORA, Conde deEdição1959Porto
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa
Caminhos velhos e Pontes de Viana e Ponte de LimaARAÚJO, José Rosa deEdição1962Viana do Castelo
A romanização do concelho de Ponte de LimaREIS, António MatosEdição1978Ponte de Lima

IMAGENS

Pelourinho de Bertiandos - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt