Solar de Bertiandos, incluindo a alameda de carvalhos que do solar vai até ao rio | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Solar de Bertiandos, incluindo a alameda de carvalhos que do solar vai até ao rio | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Solar de Bertiandos, incluindo a alameda e carvalhos do solar até ao rio (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Solar | ||||||||||||
Tipologia | Solar | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Viana do Castelo/Ponte de Lima/Bertiandos | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Viana do Castelo | ||||||||||||
Concelho | Ponte de Lima | ||||||||||||
Freguesia | Bertiandos | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | Portaria n.º 386/92, DR, I Série-B, n.º 107, de 9-05-1992 (sem restrições) (ver Portaria) | ||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 12707538 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | O solar dos Bertiandos é uma das mais conhecidas casas senhoriais do Norte do país. A sua arquitectura, simultaneamente quinhentista e barroca, reflecte, de forma directa, a história dos seus proprietários. Em 1566, Inês Pinto, viuva de D. Lopo Pereira, mandou construir a torre, segundo os modelos arquitectónicos então em voga, que privilegiavam a denominada "casa-torre". Várias características, entre as quais as gárgulas em forma de canhão, corroboram esta cronologia (AZEVEDO, 1969, p. 25). A mesma Inês Pinto instituiu dois vínculos a favor dos seus dois filhos, o que originou a divisão da propriedade, pois o relacionamento entre ambos revelou-se pouco cordial, dando origem a uma separação efectiva dos terrenos e, posteriormente, das casas de habitação. De facto, quando, no início do século XVIII, os herdeiros da secção Poente resolveram edificar um solar junto à torre e, pouco tempo depois, os do vínculo Nascente decidiram fazer o mesmo, criaram dois solares barrocos, independentes, mas unidos pela torre, que se manteve ao centro das duas edificações. A família voltou a unir-se, por casamento, apenas em 1792. Apesar das diferenças arquitectónicas e temporais entre os três conjuntos que compõem o solar de Bertiandos, a fachada principal não deixa de apresentar alguma harmonia e simetria, ganhando especial relevância a escadaria central, cujo patamar aberto em leque denota uma influência francesa, também verificável no Paço dos Duques, de Guimarães, e noutras construções minhotas (AZEVEDO, 1969, p. 118). Na realidade, a escadaria, a par das diferenças de planos dos corpos, e do próprio tratamento do alçado, revelam um dinamismo próprio do período barroco, muito embora seja perceptível uma grande sobriedade e depuração, mais próximas do gosto seiscentista. Tal como se pode observar noutros exemplos do Minho, ou da própria região de Ponte de Lima, também no solar de Bertiandos se verifica um forte eclectismo, que esteve na base de boa parte da arquitectura barroca portuguesa, civil ou não. Como já referimos, a torre quinhentista foi conservada, facto que testemunha a persistência do gosto pela "casa-torre" medieval. O corpo poente, divide-se em dois pisos, o primeiro dos quais é aberto, nos panos laterais, por um arco de volta perfeita flanqueado por janelas, e dois arcos em asa de cesto no corpo central. Sobrepõe-se-lhe uma varanda alpendrada com colunas, nos panos laterais, sendo o centro fechado, mas onde se encontram duas janelas de sacada a flanquear o brasão de armas. Sobre as pilastras que dividem o alçado, erguem-se pináculos e, nos intervalos, merlões semelhantes às da torre quinhentista. No corpo Nascente, mais avançado, duas torres enquadram o corpo central, retomando o modelo da "casa-torre", mas numa derivação que conheceu grande fortuna no século XVIII. As torres são abertas por vãos, nos três andares, e coroadas por urnas. No piso térreo do pano central abrem-se janelas e uma porta, a que corresponde, no andar nobre, uma varanda alpendrada, com colunata, de influência seiscentista. A entrada é feita pelo lado, através da escadaria já referida, e que dá acesso à andar nobre, onde se encontra a porta, encimada por frontão curvo. Os arcos, sob a escada, são de tradição antiquizante. No alçado posterior, e oblíqua ao corpo Poente, ergue-se a capela, com azulejos setecentistas, provenientes, em parte, da igreja do antigo convento do vale de Pereiras, em Arcozelo ( Inventário Artístico da Região do Norte, III, p. 23). Pela leitura deste complexo solar, percebemos como o gosto pela arquitectura medieval se conservou até ao século XVIII, integrando os elementos quinhentistas originais e desenvolvendo outros modelos, mas comungando, todos, da mesma fonte. Por outro lado, observam-se aqui tipologias chãs, seiscentistas, numa continuidade arquitectónica bastante ecléctica, característica que se aplica, de forma genérica, à arquitectura barroca portuguesa. (Rosário Carvalho) | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | Pelourinho de Bertiandos | ||||||||||||
Outra Classificação | Pelourinho de Bertiandos | ||||||||||||
Nº de Imagens | 4 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 7 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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Alto Minho | ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de | Edição | 1987 | Lisboa | |
Solares Portugueses | AZEVEDO, Carlos de | Edição | 1988 | Lisboa | |
Nobres Casas de Portugal | SILVA, António Lambert Pereira da | Edição | 1958 | Porto | |
"O solar de Bertiandos"in Revista Lusíada, n.º 8 | AURORA, Conde de | Edição | 1956 | Porto | |
Palácios e solares portuguezes (Col. Encyclopedia pela imagem) | SEQUEIRA, Gustavo de Matos | Edição | 1900 | Porto | |
Brasões da Sala de Sintra | FREIRE, Anselmo Braancamp | Edição | 1930 | Lisboa | |
Inventário Artístico da Região Norte - III (Concelho de Ponte de Lima) | Edição | 1974 | Porto | série «Estudos Regionais» - n.º 10 |
Solar de Bertiandos - Vista geral (fachada principal)
Solar de Bertiandos - Fachada principal: corpo Poente
Solar de Bertiandos - Fachada principal: corpo Nascente
Solar de Bertiandos - Portaria n.º 386/92, DR, I Série-B, n.º 107, de 09-05-1992 - Texto e planta do diploma