Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela da Casa de Prazias
Designação
DesignaçãoCapela da Casa de Prazias
Outras Designações / PesquisasCasa e Capela de Prazias (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Vouzela/Ventosa
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Quinta de Prazias, E.M. entre Corujeira e Silvite, caminho à esquerda coberto por latadaVentosa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.706145-8.095543
DistritoViseu
ConcelhoVouzela
FreguesiaVentosa
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 34 452, DG, I Série, n.º 59, de 20-03-1945 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDa Quinta de Prazias destaca-se a capela, integrada na fachada principal do edifício habitacional, de linguagem maneirista, mas com elementos barrocos posteriormente acrescentados.
É possível reconstituir a história da Casa, ainda que sumariamente, a partir da genealogia dos seus proprietários. O mais antigo que se conhece é Fernão Caeseo, escrivão do concelho de Lafões, a quem a Quinta pertencia no final do século XVI. Depois, manteve-se sempre na posse dos descendentes de Maria de Almeida Barbosa (filha de Fernão Caeseo) e de Jorge de Abreu de Melo, até ao século XIX, passando para a descendência da família Girão, em 1881 (cf. Pedro de Macedo GIRÃO - http://www.girao.net/alcoforado.htm).
A capela e a fachada da habitação definem um dos lados do pátio rectangular e lageado em que se inserem, destacando-se num dos restantes muros, a fonte em forma de urna e com espaldar ondulado, rematado por frontão curvo que interrompe a linearidade do muro. Este espaço oferece grande unidade de tratamento, uma vez que todos os alçados e o pavimento são de granito.
No frontispício da casa rasgam-se portas com molduras boleada, idênticas à da capela, mas esta última ganha especial realce ao ser encimada por um frontão de aletas, com remate curvo, ao centro, e uma cruz no eixo. Ladeiam este frontão duas urnas de grande dimensão. No interior, de nave única, o altar-mor apresenta retábulo de talha dourada e em tons de azul, com uma gramática decorativa rococó.
Apesar da Casa se encontrar delimitada por um muro ameado, interrompido pelo portal, de alguma envergadura, e ao qual se acede através de escadaria, as suas características deixam adivinhar uma habitação solarenga mas de cariz rural, que integra a capela no espaço habitacional, mas sem uma separação acentuada.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt