Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa das Brolhas
Designação
DesignaçãoCasa das Brolhas
Outras Designações / PesquisasCasa das Brolhas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Lamego/Lamego (Almacave e Sé)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Macário de CastroLamego Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.095692-7.804554
DistritoViseu
ConcelhoLamego
FreguesiaLamego (Almacave e Sé)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (a designação "Casa das Brolhas, Chafariz dos Remédios" corresponde a duas classificações distintas) (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA existência da Casa das Brolhas é, ao que tudo indica, bastante remota, muito embora não seja possível precisar em que época foi edificada a primeira casa. Sabemos, apenas, que o vínculo das Brolhas foi instituído em 1636 por Guiomar de Castro, filha do morgado das Brolhas, Gonçalo da Fonseca e Castro (LARANJO, 1989, p. 51). No edifício actual, subsistem alguns elementos do imóvel anterior, como é o caso das abóbadas sustentadas por colunas, na cozinha e nas tulhas, situadas no rés do chão (IDEM).
A Casa que hoje conhecemos é uma reedificação setecentista, de 1777, que se deve à iniciativa do seu proprietário D. Pedro da Fonseca e Castro e Sousa Osório e Melo (IDEM).
A sua planta define um pátio interior, formado por construções mais recentes, e ao qual se acede por um porta em arco. A fachada principal, de cinco panos, divididos por pilastras almofadadas, desenvolve-se em dois andares, abertos por um conjunto de vãos simétricos, com lintel em arco rebaixado e com almofadas dispostas em leque, que conferem algum dinamismo ao alçado. Ganha especial relevância o pano central, rematado por um frontão triangular que denuncia a época avançada do século XVIII em que o imóvel foi construído. O portal, flanqueado por pilastras, é encimado por um lintel semelhante ao dos restantes vãos, prolongando-se pelo janelão e pelo brasão de armas que interrompe o entablamento e ocupa a zona central do tímpano.
O interior estrutura-se em função da escadaria do átrio, que se divide em dois lanços paralelos com balaustrada de cantaria, e rodapé de azulejos do século XVIII. As salas são decoradas por estuques e pinturas ao gosto deste final de século, apresentando ainda uma pequena capela.
Situada no antigo Outeiro, depois conhecido por Largo das Brolhas, este imóvel impõe-se na malha urbana de Lamego não apenas pela sua implantação isolada e em destaque, mas pela imponência da sua fachada, de grandes dimensões e com um ritmo na abertura e decoração dos vãos que faz a transição da linguagem barroca, para um gosto já de influência neoclássica, bem presente no frontão triangular que impõe à cidade o brasão da família.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAlto Douro Vinhateiro
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
Vultos e Ruas de LamegoLARANJO, F. J. CordeiroEdição1993Lamego

IMAGENS

Casa das Brolhas - Fachada principal

Casa das Brolhas - Enquadramento geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt