Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela do Senhor
Designação
DesignaçãoCapela do Senhor
Outras Designações / PesquisasCapela do Senhor (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Mondim de Basto/São Cristóvão de Mondim de Basto
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- no centro de Mondim de BastoMondim de Basto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.412241-7.95413
DistritoVila Real
ConcelhoMondim de Basto
FreguesiaSão Cristóvão de Mondim de Basto
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 42 007, DG, I Série, n.º 265, de 6-12-1958 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImplantada no centro da vila e rodeada por edifícios do século XVIII e XIX, a capela do Senhor remonta a épocas bastante mais recuadas embora seja difícil determinar com exactidão a data da sua construção. Na verdade, as sucessivas campanhas arquitectónicas e decorativas, algumas das quais apenas podem ser intuídas, foram alterando a sua configuração original observando-se hoje vestígios de períodos muito diferenciados.
De planta longitudinal, com nave e capela-mor rectangular, a capela apresenta fachada em empena, com cunhais rematados por pináculos. Ao centro, o portal é de verga recta, sobrepujado por uma janela de dimensões reduzidas. As marcas deixadas neste alçado permitem colocar a hipótese deste ter beneficiado, em tempos, de um alpendre que culminaria na janela do coro, e de um portal mais largo, de volta perfeita, cujo contorno é ainda bem visível.
A uma primeira campanha do século XVI, certamente a da edificação da capela, tem correspondência, no interior, uma intervenção decorativa, talvez a original, apenas há pouco descoberta. Na verdade, quando em 2003 se procedeu ao restauro do retábulo-mor descobriram-se, atrás, os frescos representando São Francisco das Chagas e São Cristóvão, datados de 1588. A presença deste ano nas pinturas que antecederam a actual campanha do interior ajuda a balizar as intervenções na capela, podendo muito bem ter sido esta a primitiva decoração do templo.
O interior da capela destaca-se pela actualização estética operada no decorrer do século XVIII, ainda que alguns elementos revelem o apego a um gosto mais tradicional. É o caso do retábulo-mor, que deveria substituir as pinturas a fresco e que foi executado depois de 1588, mas conservando uma estrutura retabular mais próxima do maneirismo do que do barroco ou rococó que se observa nos restantes altares. É possível que corresponda a uma campanha anterior à da nave, datável do século XVII, e contemporânea dos azulejos de tapete que revestem os panos murários.
No corpo do templo ganha especial importância o tecto de caixotões de talha dourada com representações de episódios do Antigo Testamento e os dois altares colaterais, de talha dourada e polícroma, de linguagem rococó.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt