Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Santo António do Antigo Convento das Freiras Beneditinas
Designação
DesignaçãoIgreja de Santo António do Antigo Convento das Freiras Beneditinas
Outras Designações / PesquisasMosteiro de Bom Jesus / Igreja de Santo António (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Viseu/Viseu
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Mouzinho de AlbuquerqueViseu Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.660179-7.908086
DistritoViseu
ConcelhoViseu
FreguesiaViseu
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNo contexto da arquitectura religiosa barroca de Viseu, a igreja de Santo António ganha especial relevância devido ao conjunto de azulejos barrocos que reveste o seu interior. A igreja pertencia ao antigo convento do Bom Jesus, de feiras beneditinas, existente na cidade desde 1592 (CORREIA, 1989, p. 50). Foi reedificada no século XVII, conforme a data inscrita no portal (1628), que deverá assinalar o final desta campanha de obras.
A fachada, de linhas simples, é rematada por frontão triangular, ao centro do qual se exibe uma pedra de armas. O portal principal, de linhas rectas, é encimado por um nicho de frontão interrompido. Ladeiam-no duas janelas de verga recta. Três cruzes em forma de cruz rematam as pilastras laterais e a empena.
No interior, a planta rectangular desenvolve-se em nave única com coro alto sobre arcos de volta perfeita. Todos os altares, incluindo o altar-mor, apresentam retábulo de talha dourada, de gosto rocaille. De acordo com a inscrição do arco triunfal, o altar-mor foi executado em 1749 pelo entalhador João Correia Monteiro, a expensas de José Guedes da Silva e da sua segunda mulher (SIMÕES, 1997, pp. 56-57).
O conjunto dos azulejos dos séculos XVII, no convento, e XVIII, na igreja, constituem um dos núcleos mais significativos da região (SIMÕES, 1979, p. 125). Na capela-mor, as paredes laterais são revestidas por azulejos de padrão, em tons de azul e branco ou polícromo. Aproveitando elementos de época anterior, este espaço exibe dois painéis representando São Bento e Santa Escolástica, que têm vindo a ser atribuídos a Gabriel del Barco, o mais significativo pintor de azulejos do final do século XVII activo em Portugal. Do lado do Evangelho, encontra-se ainda um outro painel alusivo à Eucaristia, ladeada por dois anjos ajoelhados, polícromos. No registo seguinte, desenvolve-se um friso com meninos nus a transportar festões floridos. Os painéis hagiográficos exibem cercaduras com máscaras no canto. No intradorso do arco encontram-se vasos floridos carregados por anjos.
Na nave da igreja, os painéis deverão ter sido executados entre 1730 e 1740. A parte inferior exibe figuras de atlantes, de grandes dimensões, com grinaldas. Acima do friso, em dois andares sobrepostos, surgem várias representações de cena das vida de São Bento. No arco triunfal, alguns anjos transportam emblemas beneditinos.
Muito embora a autoria do revestimento cerâmico da nave tenha vindo a ser atribuída à família dos Oliveira Bernardes (CORREIA, 1989, p. 50), o historiador norte-americano Robert Smith veio revelar as semelhanças existentes entre alguns pormenores deste conjunto e outros painéis de azulejo existentes em São Domingos de Benfica, em Lisboa, estes atribuídos ao mestre P.M.P. (SMITH, p. 400). O que permitiu estabelecer uma base de comparação estilística que filia os azulejos de Viseu na órbita da obra deste mestre de nome desconhecido, opinião partilhada por Santos Simões. O Mestre P.M.P. foi um dos artistas que revelou o forte ascendente da obra de António de Oliveira Bernardes, muito embora se tenha caracterizado por uma expressão mais ingénua e de menor erudição, comparativamente com os outros pintores seus contemporâneos.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens42
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
ViseuCORREIA, AlbertoEdição1989Lisboa
Azulejaria em Portugal no século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa
Azulejaria em Portugal no século XVIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1971Lisboa
"French Models for Portuguese Tiles", ApolloSMITH, Robert C.Edição1973Londres

IMAGENS

Igreja de Santo António do Antigo Convento das Freiras Beneditinas -
Autor: Concierge 2C, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Igreja de Santo António - Interior da capela-mor: parede do lado da Epístola com revestimento azulejar

Igreja de Santo António - Interior: pormenor do revestimento azulejar (registo superior do lado do Evangelho)

Igreja de Santo António - Interior da capela-mor: pormenor do revestimento azulejar junto do arco triunfal

Igreja de Santo António - Enquadramento geral

Igreja de Santo António - Interior da capela-mor: parede do lado do Evangelho com revestimento azulejar

Igreja de Santo António - Interior: estrutura do guarda-vento

Igreja de Santo António - Interior: púlpito na parede do lado da Epístola

Igreja de Santo António - Interior da capela-mor: retábulo-mor

Igreja de Santo António - Interior: pormenor do revestimento azulejar (registo intermédio do lado do Evangelho)

Igreja de Santo António - Interior: pormenor do revestimento azulejar (registo inferior do lado da Epístola)

Igreja de Santo António - Interior: nave e coro-alto

Igreja de Santo António - Interior: conjunto de azulejos representando o Calvário (parede da nave do lado da Epístola)

Igreja de Santo António - Interior da capela-mor: revestimento azulejar da parede do lado da Epístola

Igreja de Santo António - Aguarela datada de 1921 da autoria de José Augusto Pereira (MGV)

Igreja de Santo António - Interior: pormenor da pintura mural no intradorso do arco triunfal (lado do Evangelho)

Igreja de Santo António - Interior: revestimento azulejar na parede do lado do Evangelho

Igreja de Santo António - Interior: retábulo colateral do lado da Epístola dedicado ao Sagrado Coração de Maria

Igreja de Santo António - Interior: retábulo colateral do lado do Evangelho dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

Igreja de Santo António - Fachada principal: pormenor do portal com inscrição

Igreja de Santo António - Interior: revestimento azulejar da parede do lado da Epístola

Igreja de Santo António - Interior: nave e capela-mor

Igreja de Santo António - Interior da capela-mor: pormenor do revestimento azulejar da parede do lado da Epístola

Igreja de Santo António - Interior: pormenor do revestimento azulejar (registo superior do lado da Epístola)

Igreja de Santo António - Interior: pormenor da pintura mural no intradorso do arco triunfal do lado da Epístola

Igreja de Santo António - Interior: painel de azulejos na parede do lado do Evangelho

Igreja de Santo António - Interior: pormenor do revestimento azulejar (registo inferior do lado do Evangelho)

Igreja de Santo António - Interior: capela-mor

Igreja de Santo António - Fachadas lateral norte e principal

Igreja de Santo António - Interior: revestimento azulejar do lado do Evangelho

Igreja de Santo António - Fachada lateral norte

Igreja de Santo António - Interior: nave e coro-alto

Igreja de Santo António - Interior da capela-mor: pormenor do revestimento azulejar junto do arco triunfal

Igreja de Santo António - Interior: pormenor do revestimento azulejar (registo intermédio do lado da Epístola)

Igreja de Santo António - Interior da capela-mor: tecto

Igreja de Santo António - Interior da capela-mor: pormenor do revestimento azulejar da parede do lado da Epístola

Igreja de Santo António - Interior: nave vista a partir do sub-coro

Igreja de Santo António - Enquadramento geral (antigo edifício conventual)

Igreja de Santo António - Fachada principal (sul)

Igreja de Santo António - Interior: nave e capela-mor

Igreja de Santo António - Interior: coro-alto e sub-coro

Igreja de Santo António - Interior: pormenor do revestimento azulejar (registo inferior do lado do Evangelho)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt