Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade
Designação
DesignaçãoIgreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Sambade / Igreja de Nossa Senhora da Assunção / Igreja de Nossa Senhora das Neves (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Alfândega da Fé/Sambade
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 315(a 9 km de Alfândega da Fé) Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.413051-6.974313
DistritoBragança
ConcelhoAlfândega da Fé
FreguesiaSambade
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 25 336, DR, I Série, n.º 110, de 15-05-1935 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSambade, a maior freguesia do concelho de Alfândega da Fé, é conhecida como terra dos cardadores, devido à importância da indústria de lãs que aí floresceu até ao final do século XVIII. A sua designação, documentada desde o século X com a denominação de Sambati, deverá corresponder ao nome de um padre que viveu no século VIII nas Astúrias, e que terá contestado a heresia dos monotelistas (VILARES, p. 223).
A igreja matriz é dedicada a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da freguesia, encontrando-se a sua imagem, em mármore, inscrita no nicho existente na fachada posterior do templo.
No local onde hoje se ergue a igreja, deveria ter existido uma outra, dado que foram encontrados vestígios de construções anteriores, aquando das obras da actual. Esta, foi terminada em 1798, desconhecendo-se a data de início da intervenção. Todavia, a imponente edificação, levada a cabo a expensas da população e, particularmente, de uma família de apelido Silva, deverá ter sido demorada, dado o custo elevado da mesma (VILARES, pp. 227-228).
Exemplo de arquitectura barroca e neoclássica, a igreja de Sambade desenvolve-se em planta longitudinal, com capela-mor mais baixa e mais estreita que a nave, uma torre sineira no plano da fachada, a sacristia do lado Norte e, do lado oposto, um anexo denominado Casa das Almas. A fachada principal, bastante recortada, é rematada por um frontão interrompido de aletas, com cruz ao centro. O portal apresenta uma configuração semelhante à da fachada, com frontão semicircular, interrompido pela janela, de linhas curvas, que se projecta a partir do centro do frontão.
Os restantes alçados são rasgados por janelas de configuração muito semelhante entre si, com arco abatido e molduras recortadas, e na fachada Norte abre-se um portal de arco abatido. A torre sineira, com relógio, ergue-se do lado esquerdo, rasgada por duas janelas sobrepostas.
No interior, destacam-se os cinco altares, dedicados a São Miguel e às Almas, ao Calvário, ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora das Dores, todos eles em talha policromada e de gosto rococó. O retábulo-mor, também em talha, mas branca com pormenores dourados, ocupa toda a superfície da capela, tendo sido executado numa época mais tardia, reflectindo, por isso mesmo, uma linguagem já neoclássica.
Ainda na capela-mor, o tecto, pintado no século XIX, exibe a representação de Cristo, ao centro, rodeado pelos quatro Evangelistas. Na nave do templo, coexistem dois púlpitos, um de cada lado, em granito trabalhado, e cinco confessionários embutidos nas paredes. O coro é sustentado por duas colunas, acedendo-se-lhe através das mesmas escadas que seguem para a torre sineira. Sob esta, encontra-se a Pia Baptismal.
(Rosário Carvalho)
ProcessoLugar de Adro
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Monografia do Concelho de Alfândega da FéVILARES, João BaptistaEdição1926Porto
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa

IMAGENS

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade - Vista geral

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade - Vista geral

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade - Fachada principal

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade - Fachadas lateral direita e posterior (corpo da capela-mor)

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade - Fachada principal e Torre Sineira

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade - Vista geral

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade - Vista geral, de poente

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt