Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja paroquial de Cambra
Designação
DesignaçãoIgreja paroquial de Cambra
Outras Designações / PesquisasIgreja de São Julião, paroquial de Cambra / Igreja Paroquial de Cambra / Igreja de São Julião (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Vouzela/Cambra e Carvalhal de Vermilhas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar da IgrejaCambra Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.684862-8.153976
DistritoViseu
ConcelhoVouzela
FreguesiaCambra e Carvalhal de Vermilhas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 34 452, DG, I Série, n.º 59, de 20-03-1945 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913929
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSitua-se na freguesia de Cambra, que deve o seu nome ao rio Cambar, hoje Alfusqueiro, ao logo do qual se desenvolveu constituindo, na actualidade, uma das maiores freguesias de Vouzela.
A igreja paroquial, da invocação de São Julião, partilha o seu orago com a própria freguesia, também dedicada a este santo. Foi edificada na segunda metade do século XVIII, em 1779, destacando-se pela sua fachada barroca, superiormente recortada e revestida por azulejos de padrão azuis e brancos, flanqueada por duas torres sineiras, ligeiramente recuadas. A implantação isolada, com um adro murado, contribui para a sua monumentalidade, impondo-se na malha urbana de Cambra.
O frontispício é definido por pilastras nos cunhais, rematadas por altos fogaréus que, por sua vez, flanqueiam a empena de linhas contracurvadas, com volutas, que remata o edifício. Ao centro, abre-se um arco de asa de cesto de acesso à galilé, que se liga à janela do coro. Esta, é ladeada por dois nichos de frontão contracurvado, e no eixo do portal encontra-se uma cartela relevada.
As duas torres sineiras, com uma base mais larga, que acompanha o alçado do templo até ao início da empena, encontram-se num plano mais recuado, e são encimadas por fogaréus nos cunhais, terminando em remate piramidal.
No interior, a nave única é coberta por abóbada de berço com caixotões onde foram pintados motivos hagiológios, indicando-se em cada painel o nome do respectivo santo representado. A talha concentra-se no arco triunfal, ligando os altares colaterais com a sanefa que o reveste, e criando um amplo enquadramento para a capela-mor. Contudo, a tonalidade dominante é branco e os motivos em talha são claramente rococó. Situação semelhante é a que se verifica na capela-mor, onde o retábulo denota a mesma tendência.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Igreja paroquial de Cambra - Fachada principal
Autor: Dafema, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Igreja paroquial de Cambra - Vista perspectivada da torre sineira e da fachada principal
Autor: Dafema, em colaboração com Wiki Loves Monuments

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt