Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja Paroquial de São Vítor
Designação
DesignaçãoIgreja Paroquial de São Vítor
Outras Designações / PesquisasIgreja de São Victor, paroquial / Igreja Paroquial de São Vítor / Igreja de São Vítor (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Braga/Braga (São Vítor)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua de São VictorBraga Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.552723-8.413203
DistritoBraga
ConcelhoBraga
FreguesiaBraga (São Vítor)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA igreja de São Vítor, em Braga, é por muitos considerada um dos primeiros exemplos, se não mesmo o primeiro, de um templo concebido enquanto obra de arte total, onde a arquitectura de tradição maneirista foi pensada de forma a acolher a talha e a azulejaria que revestem o interior da igreja na sua totalidade (SMITH, 1970). O mesmo será dizer que, da conjugação de diferentes técnicas, resulta um espaço complexo, mas onde reina a coerência resultante de um programa ideológico concreto.
A organização espacial, delineada pelo francês Miguel d'Escole e dirigida pelo mestre de pedraria Pascoal Parente, é simples, sendo que todos os volumes - nave única, capela-mor com sacristias laterais, e torre quadrangular adossada -, se desenvolvem segundo um mesmo eixo longitudinal. Num contexto de tradição militarista, a planta de São Vítor nada acrescenta aos esquemas já conhecidos (GONÇALVES, 1982 - 1983, p. 259), mas tira partido dos revestimentos em talha e azulejo, que animam e revitalizam a austera textura murária do interior.
A fachada de granito, ainda muito afastada do fulgor que André Soares introduzirá (PEREIRA, 1986, p. 36-38), é um bom exemplo do barroco bracarense, apresentando pilastras laterais, portal principal ladeado por dois nichos que albergam representações escultóricas de dois arcebispos, e frontão triangular, em cujo tímpano se encontra o brasão do arcebispo Dom Luís de Sousa, o responsável pela edificação da igreja iniciada em 1686, e que se tornou no grande emblema da sua passagem pelo Arcebispado de Braga (GONÇALVES, 1982 - 1983, p. 259). Remata a empena uma cruz cardinalícia. Os restantes alçados são animados por pilastras de granito e janelas de iluminação, que lhes conferem ritmo, acentuando o contraste entre a pedra e a cal.
Contudo, São Vítor destaca-se pelo seu interior, revestido por monumentais painéis de azulejo e talha dourada. Atribuídos ao mais reputado pintor lisboeta do final do século XVII, o espanhol Gabriel del Barco, os painéis da igreja de Braga têm vindo a ser considerados como o primeiro conjunto de azulejos azuis e brancos desta envergadura, executados em Portugal, a par do conjunto da igreja dos Lóios (1700) também atribuído a Barco. De acordo com a documentação existente, os azulejos teriam sido colocados depois de 1692, uma vez que o contrato de assentamento dos mesmos data de 26 de Abril do referido ano. Este complexo conjunto de painéis, que se desenvolve em vários registos, representa, na nave, santos e santas bracarenses a serem martirizados, acompanhados por outros santos bispos de Braga. Na capela-mor assistimos aos passos da vida do orago da igreja - São Vítor. Nos azulejos do coro observamos São Paterno, 19º prelado de Braga, presidindo ao concílio de Toledo no ano de 405 (SMITH, 1970, p. 49-50). Curiosamente, neste painel surge a seguinte referência - "Cunha 1º, 222, n.º 6" -, que revela a fonte iconográfica utilizada, não apenas para este desenho, mas para todo o programa azulejar, ou seja, o livro História Ecclesiástica dos Arcebispos de Braga e dos Santos e Varoes Illustres que Florescerão neste Arcebispado, do arcebispo D. Rodrigo da Cunha que relata, entre muitos outros assuntos, a vida de São Vítor.
Por sua vez, a talha dourada patente em toda a igreja (capelas, púlpitos e varandins dos janelões) complementa o brilho dos revestimentos cerâmicos, inaugurando no retábulo-mor, executado pelo entalhador portuense Domingos Lopes, uma tipologia que se tornará muito comum no denominado Estilo Nacional, isto é, a vasta tribuna central aberta (SMITH, 1970).
(Rosário Carvalho)
ProcessoRua de São Victor
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Azulejaria PortuguesaMECO, JoséEdição1986LisboaLisboa Data do Editor : 1985
"Resistências e aceitação do espaço barroco: a arquitectura religiosa e civil", História da Arte em Portugal, vol. 8PEREIRA, José FernandesEdição1986LisboaVolume 8
"Três estudos bracarenses", Belas-Artes, Revista e Boletim da Academia Nacional de Belas ArtesSMITH, Robert C.Edição1970Lisboan.º 24-26 (2ª série)
"As obras setecentistas da igreja de Nossa Senhora da Ajuda de Peniche e o seu enquadramento na arte portuguesa da primeira metade do século XVIII", Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, pp. 5-53GONÇALVES, FlávioEdição1982Lisboa, n.º 88 e 89, Lisboa, 1982 e 1983
Memórias de BragaFREITAS, Bernardino José de SenaEdição1890Braga
Arqueologia cristãBELINO, AlbanoEdição1900Lisboa
"BRAGA, Igreja de S. Vítor de", Dicionário da Arte Barroca em PortugalARRUDA, LuísaEdição1989Lisboa

IMAGENS

Igreja Paroquial de São Vítor - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt