Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja das Mercês
Designação
DesignaçãoIgreja das Mercês
Outras Designações / PesquisasConvento de Nossa Senhora das Mercês / Museu de Artes Decorativas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Évora/Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do RaimundoÉvora Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.568766-7.911811
DistritoÉvora
ConcelhoÉvora
FreguesiaÉvora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património MundialAbrangido por conjunto inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que, ao abrigo do n.º 7 do art.º 15.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, se encontra classificado como MN
Património Mundial DesignaçãoCentro Histórico de Évora
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEm 1670, sob a égide protectora da rainha D. Luísa de Gusmão e de Frei José de Santa Teresa, foi fundado o Convento de Nossa Senhora das Mercês, da Ordem dos Agostinhos Descalços. O seu traço, da autoria de arquitecto desconhecido, foi projectado sobre uma casa nobre, manuelina, da qual ainda se pode vislumbrar o que resta de uma abóbada polinervada.
A igreja é um característico exemplar da arquitectura chã portuguesa, protobarroca, apresentando alguma sobriedade e contenção a nível das formas arquitectónicas. A fachada principal é rasgada por quatro janelas de moldura granítica, sendo consolidada por quatro pilastras lisas. A sobrepujar o alçado principal encontra-se um sinuoso frontão com volutas, coroado por fogaréus e rematado pelo símbolo da Ordem, a águia bicéfala dos Agostinhos. O primitivo alpendre foi destruído em finais do reinado de Dona Maria I para que se pudessem realizar obras de ampliação no corpo da igreja e para a colocação de uma série de painéis azulejares alusivos à Vida Mariana. O portal principal, elevado por quatro degraus e rematado por um frontão interrompido, subsistiu a esta campanha, mantendo inalterada a sua feição seiscentista. A nave, em planta de cruz latina, é coberta por abóbada de berço, sendo o cruzeiro de cúpula rectangular, rasgado por fenestrações que conferem ao interior uma ampla luminosidade. Ao nível do primeiro registo, o revestimento é composto de silhares de azulejos rocócó, azuis e brancos, provenientes da Real Fábrica do Rato, datados de 1773, e alusivos à vida de Santo Agostinho, bem como à já referida temática mariana. São de destacar os quatro arcos do transepto, guarnecidos de pilastras em talha dourada, finamente lavrada, de estilo rocócó e da autoria do mestre entalhador eborense Jorge Guerreiro da Costa. A capela mor, coberta por abóbada de canhão, destaca-se pela talha dourada rococó, patente nas colunas salomónicas, sobrepujadas por fogaréus e frontão interrompido que enquadra o nicho central com baldaquino e trono, elementos bem característicos deste estilo.
Em 1956, após a realização de cuidadas obras de conservação e restauro, inaugurou-se neste espaço o núcleo de Artes Decorativas Religiosas, com um belo e variado espólio composto essencialmente de ourivesaria, paramentaria e escultura.
SCP
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora - volume I)ESPANCA, TúlioEdição1966LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
A Talha em PortugalSMITH, Robert C.Edição1962Lisboa
A Escultura em Portugal nos Séculos XII a XVIIMACEDO, DiogoEdição1953

IMAGENS

Igreja das Mercês - Fachada principal

Igreja das Mercês - Portal principal

Capela das Mercês - Interior: nave e retábulo-mor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt