Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela do antigo Convento dos Cardais
Designação
DesignaçãoCapela do antigo Convento dos Cardais
Outras Designações / PesquisasCapela do Convento dos Cardais / Capela de Nossa Senhora da Conceição dos Cardais / Convento dos Cardais / Convento de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Misericórdia
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do SéculoLisboa Número de Polícia:
Rua Eduardo CoelhoLisboa Número de Polícia: 1
Travessa da ConceiçãoLisboa Número de Polícia:
Travessa da HortaLisboa Número de Polícia:
Largo de JesusLisboa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.714798-9.147733
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaMisericórdia
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 32 973, DG, I Série n.º 175, de 18-08-1943 (Capela) (ver Decreto)
Decreto n.º 30 838, DG, I Série, n.º 254, de 1-11-1940 (ver Decreto) (suspendeu o diploma anterior quanto aos imóveis que fossem propriedade particular, até que se cumprisse o disposto no art.º 25.º do Decreto n.º 20 985, DG, I Série, n.º 56, de 7-03-1932 (ver Decreto))
Decreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 (ver Decreto)
ZEPDeclaração de rectificação n.º 874/2011, DR, 2.ª série, n.º 98, de 20-05-2011 (retificou para ZEP do Bairro Alto e imóveis classificados na sua envolvente) (ver Declaração)
Portaria n.º 398/2010, DR, 2.º série, n.º 112, de 11-06-2010 (sem restrições) (fixou a ZEP do Bairro Alto) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 11-11-2009 da Ministra da Cultura para a ZEP Conjunta do Bairro Alto e Imóveis Classificados na sua Área Envolvente
Parecer favorável de 23-05-2008 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 29-09-2005 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFoi D. Luísa de Távora, comendadeira do Convento de Santos-o-Novo, quem decidiu em 1677, por desejar "maior sossego para se entregar aos exercícios espirituais de piedade e devoção" (CUMBRE, 1994, p. 302), fundar um convento de Carmelitas Descalças, numas casas que possuía no sítio dos Cardais.
D. Luísa, que havia ingressado na vida religiosa depois da morte do seu marido, Luís Francisco de Oliveira e Miranda, possuía uma das maiores fortunas da época, pelo que para além de doar os terrenos para a construção da casa religiosa, instituiu uma renda anual para patrocinar a fábrica de obras.
No ano de 1681, com as obras ainda por terminar, ingressaram no cenóbio as primeiras religiosas, oriundas de outras casas carmelitas, e no dia 8 de Dezembro desse mesmo ano, o convento foi sagrado a Nossa Senhora da Conceição.
Nos anos seguintes, continuaram as obras de acabamentos e decoração do templo, e com a morte da fundadora em 1693, o padroado passou para o seu neto, D. José de Meneses de Távora, estando concluídas em 1703.
O terramoto de 1755 pouco danificou a estrutura do cenóbio, pelo que a traça seiscentista original mantém-se. Com a extinção das ordens religiosas, e a morte da última freira, o edifício passou para a posse do Estado. Em 1877, foi cedido à Associação de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, sob direcção das Irmãs Terceiras Dominicanas; esta associação, bem como a comunidade religiosa que a dirige habitam o Convento dos Cardais até aos dias de hoje.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição dos Cardais dispõe-se longitudinalmente, sendo a sua planta composta por dois corpos rectangulares justapostos. Tal como era regra nos templos dos conventos femininos, a entrada faz-se pela fachada lateral, onde foram rasgadas duas portas de moldura simples, rematadas por pequenos frontões, que integram nichos com as imagens de São José e Nossa Senhora da Conceição.
O interior, de nave única, é iluminado por inúmeras janelas rasgadas no remate dos panos murários, possuindo antecoro, coro alto, coro baixo e sacristia. Contrastando com a austeridade da estrutura arquitectónica, destaca-se o sumptuoso programa decorativo interior, de grande impacto cénico.
As paredes laterais da nave são cobertas, até meia altura, por painéis de azulejo azul e branco de proveniência holandesa, assinados por Jan van Oort de Amsterdão. Os painéis representam episódios da vida de Santa Teresa de Ávila, reproduzindo gravuras de Adrian Collaert e Cornelis Galle. Estes são encimados por molduras de talha dourada, de estilo nacional, onde foram colocadas, no primeiro quartel do século XVIII, telas a óleo; as do lado da Epístola são atribuídas a António Pereira Ravasco, duas outras, nomeadamente a Anunciação, terão sido pintadas por André Gonçalves.
O espaço da capela-mor é decorado a toda a volta por embutidos de mármore polícromos, de gosto florentino, numa magnífica composição, que se atribui ao arquitecto João Antunes. Ao centro, comporta um retábulo de talha dourada de estilo nacional, edificado pelo entalhador José Rodrigues Ramalho, onde se destaca a imponência da composição, com sacrário e tribuna e uma tela amovível, representando a Imaculada Conceição, com a figuração de santos carmelitas, atribuída a André Gonçalves. Este conjunto assenta sobre o altar de pedra, também adornado por "embrechados" de mármore.
Catarina Oliveira
DIDA/IGESPAR, I.P./ 15 de Outubro de 2007
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados (Concelhos de Lisboa, Amadora, Odivelas, Oeiras e Sintra)
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Resistências e aceitação do espaço barroco: a arquitectura religiosa e civil", História da Arte em Portugal, vol. 8PEREIRA, José FernandesEdição1986Lisboa
Conventos de LisboaCAEIRO, BaltazarEdição1989Lisboa
Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa, vol. V (2º tomo)ALMEIDA, D. Fernando deEdição1975Lisboa
Azulejaria PortuguesaMECO, JoséEdição1986LisboaLisboa Data do Editor : 1985
O Convento dos Cardaes. Veios da memóriaVIEIRA, Ana Maria, IrmãEdição2003Lisboa
O Convento dos Cardaes. Veios da memóriaAGUIAR, Manuel deEdição2003Lisboa
"Conceição dos Cardais (Convento de Nossa Senhora da)", Dicionário da História de LisboaCUMBRE, José PaviaEdição1994Lisboa

IMAGENS

Convento de Nossa Senhora dos Cardais - Fachada principal da igreja

Convento de Nossa Senhora dos Cardais - Fachada principal: portal da igreja

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt