Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ermida de Nossa Senhora do Livramento, compreendendo todo o recheio
Designação
DesignaçãoErmida de Nossa Senhora do Livramento, compreendendo todo o recheio
Outras Designações / PesquisasCapela da Antiga Confraria de Marinheiros e Pescadores / Ermida de Nossa Senhora do Livramento (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Ermida
TipologiaErmida
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Setúbal/Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida 22 de DezembroSetúbal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoSetúbal
ConcelhoSetúbal
FreguesiaSetúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
Proteção
Situação ActualDesclassificado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDeclaração n.º 325/2009 de 15-09-2009 do director do IGESPAR, I.P, DR, 2.ª série, nº 184, de 22-09-2009 (declara que não existindo o imóvel se considera o mesmo desclassificado, deixando, consequentemente, de existir a ZGP) (ver Declaração)
Despacho de concordância de 12-12-2008 do diretor do IGESPAR, I.P.
Proposta de desclassificação de 5-11-2008 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo, por comprovadamente não existir
Decreto n.º 23 016, DG n.º 199, de 2-09-1933 (classificou como IIP)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA antiga capela da confraria de marinheiros e de pescadores de Setúbal, dedicada a Nossa Senhora do Livramento, constitui uma das páginas mais negras da destruição do património setubalense. Edificada, ao que tudo indica, no século XVI, foi posteriormente partilhada pelos seus primeiros proprietários e pelos frades do antigo Convento dos carmelitas, instalados nas imediações por decreto régio de D. Afonso VI de 1665.
A convivência entre as duas comunidades não foi pacífica e anos mais tarde fundou-se um outro convento carmelita, desta vez na Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada. De novo na posse plena da irmandade piscatória, a igreja foi objecto de obras de restauro e de actualização estética em 1721, data em que também a confraria foi reformada, desconhecendo-se, contudo, o alcance desta campanha artística.
Muito abalada pelo terramoto de 1755, o que parece indiciar alguma modéstia da construção, foi transformada em teatro em 1833, caso que não foi único no panorama da arquitectura religiosa portuguesa do século XIX, como o prova a adaptação de que foi objecto a igreja de São João do Alporão em Santarém. A tradição teatral nesta zona da cidade vinha já de longe, havendo notícias de um "Pátio das Comédias" anexo à capela em 1644.
Depois de um período em que funcionou como fábrica de conservas, o templo foi classificado pelo Decreto nº23016 de 1933, naquele que foi o segundo grande decreto de classificação de património imóvel no país. Infelizmente, esta protecção não foi suficiente para preservar a pequena capela até aos nossos dias. Na década de 40 foi demolida e o seu recheio disperso por outros templos da cidade ou mesmo pela mão de particulares. Da antiga ermida dos pescadores de Setúbal resta hoje a memória do local e um decreto de classificação destituído de objecto.
PAF
ProcessoLocalizava-se na Av. 5 de Outubro. Coord. geog. (Lisboa Hayford Gauss IGeoE): 133977; 173620
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa

IMAGENS

Vista actual do local onde poderá ter estado a ermida

Vista actual do local onde poderá ter estado a ermida

Planta de localização do local onde poderá ter estado a ermida

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt