Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Oliva
Designação
DesignaçãoIgreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Oliva
Outras Designações / PesquisasIgreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Oliva (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Sátão/Sátão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Tojal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.75328-7.725484
DistritoViseu
ConcelhoSátão
FreguesiaSátão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 42 007, DG, I Série, n.º 265, de 6-12-1958 (esclareceu que a igreja se situa na povoação de Tojal) (ver Decreto)
Decreto n.º 41 191, DG, I Série, n.º 162, de 18-07-1957 (situou a igreja na povoação de Vila de Igreja) (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEdificado nos limites da vila de Sátão, no lugar de Tojal, o Convento de Nossa Senhora da Oliva foi fundado em 1633 por Feliciano de Oliva e Sousa, um dos mais destacados habitantes locais dos finais do século XVI, doutorado em Cânones na Universidade de Coimbra e vigário geral de Elvas e Braga (SOUSA, 1991, p. 72). Destinado a albergar uma comunidade dominicana feminina, o edifício conventual foi termina em 1640, data em que foi sagrado (Idem, ibidem).
O templo apresenta um modelo de linhas maneiristas de gosto chão , moduladas em granito da região, com planimetria rectangular disposta longitudinalmente, havendo uma diferenciação do volume da capela-mor. Todas as janelas do templo, dispostas ao longo das fachadas laterais, são gradeadas.
De acordo com as regras dos conventos femininos, a entrada para o interior da igreja faz-se pela fachada lateral, onde foi edificado um portal de moldura simples, encimado por frontão triangular e ladeado por duas janelas quadradas. Na extremidade esquerda da fachada foi colocada a sineira dupla.
O interior do templo, de nave única, apresenta um rico programa decorativo, contrastante com a austeridade exterior. As paredes da nave são forradas com painéis de azulejos de tapete polícromos, executados na época de fundação do convento, estendendo-se o programa ao pano do arco triunfal e à capela-mor.
O espaço da capela-mor foi ampliado cerca de 1744, numa obra patrocinada pelo sobrinho do fundador, Dr. Feliciano Cabral, cónego da Sé de Viseu, sendo executados nesta época os altares laterais e o retábulo-mor de talha joanina de grande qualidade.
Nesta área podemos ainda encontrar a sepultura, em campa rasa, do fundador do convento, podendo ler-se na lápide correspondente "Sepultura do Doutor Feliciano de Oliva e Sousa Fundador desta Casa. Faleceu em 24 de Fevereiro de 1656" (Idem, ibidem, p. 71).
Destaca-se ainda a imagem de vulto policromada de Nossa Senhora da Oliva , feita cerca de 1640 por uma oficina coimbrã e trazida para o templo no dia da sua sagração (Idem, ibidem, pp. 73-74).
Vinte anos depois da extinção das ordens religiosas, o convento foi vendido a particulares, e a igreja foi entregue à população local, entrando em progressiva degradação. No entanto em 1968 a paróquia de Sátão conseguiu que a empresa "Oliva" patrocinasse o restauro integral do templo, tanto ao nível da estrutura como do programa decorativo, tornando-se esta na "(...) primeira empresa comercial, dentro do nosso país, a assumir o mecenato artístico em favor do restauro dum monumento." (Idem, ibidem, p. 73).
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Terras do Concelho de SátãoSOUSA, Albano Martins deEdição1991Sátão

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt