Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Carocedo
Designação
DesignaçãoPelourinho de Carocedo
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Faílde / Pelourinho de Failde e Carocedo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Bragança/Parada e Failde
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Failde Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.723318-6.750698
DistritoBragança
ConcelhoBragança
FreguesiaParada e Failde
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO antigo concelho foi formado em data incerta, mas seguramente depois de 1221, ano a que respeita um documento referindo a povoação, e antes de 1435, quando outro testemunho menciona já a "Câmara de Faílde e Carocedo". Em 1755, pertencia à comarca de Miranda, e em 1839 passou para a comarca de Bragança. Foi extinto em meados do século XIX, e integrado no concelho de Bragança, do qual é actual freguesia, com a designação de Faílde. Conserva um antigo pelourinho, de feição muito arcaica.
O pelourinho assenta numa plataforma de dois degraus quadrangulares de aresta, muito toscos e desgastados. A coluna encaixa no degrau superior, tendo fuste cilíndrico e liso, ainda de talhe muito rude. Não possui capitel, sendo rematado por um paralelipípelo pouco saliente, com rebordo boleado na base e no topo, e faces decoradas com altos-relevos esquemáticos, um deles ilegível. Os restantes parecem representar dois pássaros geminados, de costas voltadas, uma roda ou um sol, e uma esfera com pé, talvez uma representação da esfera armilar.
O carácter rude e arcaizante do monumento torna difícil a sua datação, sendo possível que respeite ao período no qual Faílde subiu a concelho, entre o primeiro quartel do século XIII e o primeiro quartel do século XV. Os símbolos gravados possuem algumas particularidades interessantes, nomeadamente a possibilidade de aí figurar uma esfera armilar, que remeteria a data da construção para o período manuelino; no entanto, D. Manuel não outrogou qualquer foral ao concelho, e a tipologia do pelourinho não permite tirar mais conclusões.
De referir ainda que alguns autores indicam ter a coluna excaixado num berrão , ao modo do pelourinho de Bragança, que se encontra presentemente no Museu Municipal da mesma cidade. É certo que em meados do século XIX o monumento estava bastante danificado, faltando-lhe a peça de remate, tendo sido restaurado já no século XX; talvez então se tenha removido a escultura, que contribuiria seguramente para a feição arcaica do conjunto.
Sílvia Leite
ProcessoLugar do Pelourinho
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Carocedo - Vista geral e envolvente

Pelourinho de Carocedo - Vista geral

Pelourinho de Carocedo - Vista geral

Pelourinho de Carocedo - Remate, que apresenta pouca decoração, tendo numa das faces uma roda que poderá ser interpretada como o sol

Pelourinho de Carocedo - Remate, que apresenta pouca decoração, tendo numa das faces uma roda que poderá ser interpretada como o sol

Pelourinho de Carocedo - Vista geral

Pelourinho de Carocedo - Soco de dois degraus quadrangulares que assenta base quadrangular

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt