Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Buarcos
Designação
DesignaçãoPelourinho de Buarcos
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Baixo / Pelourinho de Buarcos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Figueira da Foz/Buarcos e São Julião
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Goltz de Carvalho (antiga Rua Direita)Buarcos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.16479-8.878051
DistritoCoimbra
ConcelhoFigueira da Foz
FreguesiaBuarcos e São Julião
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEPPortaria n.º 337/2011, DR, 2.ª série, n.º 27, de 8-02-2011 (sem restrições) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 23-06-2010 do Secretário de Estado da Cultura
Parecer favorável de 15-07-2009 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 15-09-2008 da DRC do Centro para a ZEP da Fortaleza de Buarcos, da Capela de Nossa Senhora da Conceição e do Pelourinho de Buarcos
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736627
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaBuarcos, actual freguesia da Figueira da Foz, é localidade muito antiga, e chegou a ser concelho. Este porto de mar é pela primeira vez mencionado no primeiro testamento de D. Afonso Henriques, datado de 1143, onde o monarca doa ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra uma parte da zona alta da povoação, sendo a outra parte já pertença do cenóbio. Toda a região interior se viria a denominar Redondos, enquanto Buarcos compunha a zona baixa, junto ao mar, então na posse da Sé de Coimbra. A pequena vila piscatória acabou por ser doada ao Mosteiro de Santa Cruz em 1206, pelo bispo D. Pedro Soares, ficando os frades crúzios na posse de todo o território. Buarcos teve primeiro foral em 1342, dado por D. Afonso IV. Em 1411, a vila e o seu castelo foram doados a D. Pedro, duque de Coimbra, e em 1466 D. Afonso V entrega-a ao seu filho, o Príncipe D. João II. Seguiu-se, em 1516, um foral manuelino. Com a elevação da Figueira da Foz a vila, em 1771, Buarcos perde a sua autonomia, sendo em 1794 acrescentada com a já mencionada vila de Redondos, e denominando-se então Buarcos e Redondos.
O pelourinho de Buarcos, que ainda hoje se levanta na antiga Rua Direita, no centro da povoação, não foi construído imediatamente após a doação do foral quinhentista, como se pode depreender da sua tipologia. É quase idêntico ao de Redondos, cujo topónimo já não existe, pelo que os dois monumentos convivem a curta distância na mesma freguesia. Pela mesma razão, o de Buarcos é também conhecido por "pelourinho de baixo", por oposição ao seu par, situado na parte alta ou interior.
A plataforma sobre a qual se ergue o conjunto é constituída por três degraus muito desgastados, sendo o térreo circular, e os dois superiores octogonais, com faces côncavas e rebordo boleado. O fuste é cilíndrico e liso, com pequena base circular, seguida de um anel pouco saliente, que se repete a curta distância do topo. O capitel é dórico, formado por equino e ábaco, que por sua vez forma a base do remate. O remate consta de um prisma rectangular, encimado por uma cúpula entre quatro pequenos pináculos bojudos, a rematar os ângulos do prisma. Uma das faces do prisma está decorada com o antigo brasão de Buarcos.
O conjunto encontra-se bastante desgastado, seguramente pela proximidade de mar, uma vez que o pelourinho é em calcário, pedra naturalmente branda e porosa. O pelourinho não possui qualquer data, mas no vizinho pelourinho de Redondos está inscrito o ano de 1561, data que parece apropriada para situar o levantamento de ambos. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Buarcos - Vista geral

Pelourinho de Buarcos - Planta com a delimitação e a ZEP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt