Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Paço de Vitorino
Designação
DesignaçãoPaço de Vitorino
Outras Designações / PesquisasQuinta do Paço de Vitorino (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Solar
TipologiaSolar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Vitorino das Donas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 203- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.735352-8.647655
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
FreguesiaVitorino das Donas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO denominado Paço de Vitorino teve origem numa construção anterior, talvez quinhentista ou seiscentista, que foi demolida no século XVIII, para dar lugar ao edifício que hoje conhecemos, cuja conclusão deverá remontar a uma data próxima de 1780. As suas características e, particularmente, a arcaria, a decoração das escadas, ou a fachada da capela, assim o indicam (AZEVEDO, 1969, p. 181).
Em 1836, no dia 23 de Julho, foi alvo de um assalto e de um incêndio provocado por liberais que, no entanto, não deverá ter danificado as estruturas. Mas alterou a sua denominação, pois a partir de então ficou conhecido como Casa Queimada (MAGALHÃES, p. 315). Mais tarde, e na sequência da atribuição, por D. Carlos, do título de Conde Vitorino a Francisco de Abreu de Lima Pereira Coutinho, passou a designar-se por Paço de Vitorino.
Precedido de amplo terreiro, o edifício define um U pouco acentuado na fachada principal, por oposição à posterior, bem menos regular. Dois corpos laterais, que recordam as torres medievais e os modelos arquitectónicos que reutilizaram estes elementos nas centúrias subsequentes, erguem-se ao mesmo nível do corpo central, razão pela qual se afastam desta tipologia tão utilizada no Norte do país e da qual tantos exemplos subsistem na região de Ponte de Lima. Todo o conjunto é coroado por merlões chanfrados, o que lhe confere uma grande unidade, acentuada pelo tratamento apainelado das pilastras dos cunhais, das molduras dos vãos e da arcada.
Se nos corpos laterais pouco há a assinalar (apenas uma porta de verga recta e, do lado oposto, em arco de volta perfeita, no piso térreo, a que se sobrepõe duas janelas no andar nobre), o corpo central, recuado, é antecedido por uma dupla escadaria, que confere um maior dinamismo à fachada. As escadas desenvolvem-se paralelas ao alçado, exibindo guardas com balaustradas de cantaria e uma voluta, de grande dimensão, no início de cada lanço.
No terreiro, encontram-se várias dependências de cariz utilitário, bem como a capela. Esta, é delimitada por pilastras coroadas por fogaréus e, ao centro, abre-se o portal, encimado por frontão invertido, numa opção considerada relativamente frequente no Alto Minho, na segunda metade do século XVIII (AZEVEDO, 1969, p. 182).
Merecem especial referência os jardins, com canteiros e diferentes equipamentos, como fontes e esculturas, que deixam antever o gosto barroco pelos espaços ao ar livre, concebidos enquanto locais de lazer, para serem percorridos e usufruídos.
Encerra a propriedade um muro ameado, cujo remate é muito semelhante ao da casa, e onde se abre o portão, de grande envergadura. Entre pilastras almofadadas, um arco de volta perfeita permite o acesso ao terreiro. Sobrepõe-se-lhe um entablamento e duas volutas, encimadas por pináculos com esfera, formam um frontão, interrompido pela pedra de armas dos Abreus, Coutinhos, Pereiras e Limas, a família proprietária do imóvel que, assim, demonstrava a sua importância e prestígio.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Alto MinhoALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição1987Lisboa
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
"O Paço de Vitorino das Donas". Arquivo de Ponte de Lima, vol. 5, pp. 315-319MAGALHÃES, Pedro deEdição1984Ponte de Lima
Inventário Artístico da Região Norte - III (Concelho de Ponte de Lima)Edição1974Portosérie «Estudos Regionais» - n.º 10

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920

Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt