Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Portada proveniente do Palácio do Freixo
Designação
DesignaçãoPortada proveniente do Palácio do Freixo
Outras Designações / PesquisasQuinta da Torre das Donas / Portal Proveniente do Palácio do Freixo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Portal
TipologiaPortal
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Vitorino das Donas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 203- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.724461-8.662744
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
FreguesiaVitorino das Donas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaRetirada da entrada do palácio do Freixo, no Porto, antes de 1924, esta portada encontra-se hoje a anteceder o portal principal da Casa da Torre das Donas, em Vitorino das Donas. O motivo habitualmente invocado para a mudança de localização é a abertura da Marginal, junto ao Palácio do Freixo, muito embora tudo indique que a portada foi adquirido antes por Francisco Russel de Sousa, que a aplicou na sua quinta (TÁVORA, 1953, p. 62).
Residência de Verão do Deão Jerónimo de Távora e Noronha, o Palácio do Freixo foi concebido por Nicolau Nasoni, cuja ligação a esta obra se encontra documentalmente comprovada através do contracto celebrado entre o deão e o mestre carpinteiro José de Sousa Barros, com data de 8 de Junho de 1750, e onde o nome do arquitecto italiano é mencionado (SMITH, 1966, p. 152). No plano geral do palácio, a portada desempenhava um papel de grande relevo, uma vez que era aqui que se iniciava o percurso que culminava no edifício habitacional (IDEM, p. 153).
De acordo com as palavras de Robert Smith, este exemplar revela os elementos fantásticos que dominam a arquitectura do Freixo e a opulência plástica que o distingue. É formado por um arco canopial flanqueado por frisos verticais decorados por motivos frutos e flores que terminam com duas faces, identificadas como Baco e um turco (TÁVORA, 1953, p. 62; SORDO, 1979, p. 120). A coroar o arco, o golfinho tem aqui uma função heráldica, identificado como símbolo dos Távora (IDEM). É a partir desta figuração que se desenvolvem dois festões, ligados a conchas contorcidas. O conjunto termina num frontão semicircular, coroado por concha.
No que diz respeito à casa de Torre das Donas, o seu primeiro senhor foi Gaspar de Araújo de Azevedo, sabendo-se que em 1647 D. João IV lhe concedeu o foro de fidalgo como gratificação pelos serviços que este lhe prestou no Brasil SORDO, 1979, p. 118). A existência da propriedade é, muito possivelmente, bem anterior, uma vez que o edifício setecentista se desenvolve em torno de uma torre de três pisos com pináculos, esferas e ameias de época medieval (AZEVEDO, 1969, p. 177).
Ainda que retirado do seu contexto original, a portada proveniente do Palácio do Freixo parece ser a única obra conhecida de Nicolau Nasoni existente no distrito de Viana do Castelo (TÁVORA, 1953).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Nasoni, Nicolau", Dicionário de Arte Barroca em PortugalALVES, Joaquim Jaime FerreiraEdição1989
Nicolau Nasoni, arquitecto do PortoSMITH, Robert C.Edição1966
"Uma obra de Nasoni a dois passos de Viana"Cadernos Vianenses, tomo II, pp. 118-123SORDO, AlbanoEdição1979Viana do Castelo
"Um portão antigo da quinta do Palácio do Freixo", O Tripeiro, série V, ano IX, n.º 2TÁVORA, Luís de Noronha eEdição1953Porto

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt