Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castro de Cidadelhe
Designação
DesignaçãoCastro de Cidadelhe
Outras Designações / PesquisasPovoado fortificado de Cidadelhe / Castro de Cidadelhe (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Povoado Fortificado
TipologiaPovoado Fortificado
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Mesão Frio/Cidadelhe
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Cidadelhe Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.177348-7.843759
DistritoVila Real
ConcelhoMesão Frio
FreguesiaCidadelhe
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 26-A/92, DR, I Série-B, n.º 126, de 1-06-1992 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial DesignaçãoAlto Douro Vinhateiro
Cadastro
AFECTACAO12736127
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaClassificado como "Imóvel de Interesse Público" em 1992 e presentemente inserido na área abrangida pelo "Alto Douro Vinhateiro", incluído na lista de "Património Mundial", o "Castro de Cidadelhe" ergue-se no cimo de uma colina situada nas imediações da localidade que lhe deu o nome, e cuja fundação será anterior à de Mesão Frio.
Sendo um dos povoados fortificados mais amplos da região, este castro da Idade do Ferro tem sido objecto de importantes escavações arqueológicas desde 1983, da responsabilidade de A. Coelho F. da Silva, A. Baptista Lopes e Manuel Tuna, que as têm conduzido em dois sectores correspondentes à zona mais elevada do interior do espaço definido pela primeira muralha e na zona mais baixa, junto à segunda muralha.
Com um sistema defensivo constituído por duas linhas de muralha aparelhadas em xisto (a segunda das quais com aproximadamente quatro metros de largura e cinco a seis de altura), é no interior da área delimitada pelo primeiro pano muralhado que foram identificados os alicerces de algumas estruturas habitacionais de planta predominantemente circular, tão característica desta tipologia arqueológica.
À semelhança do que sucede noutros povoados fortificados da Idade do Ferro desta região do país, também no "Castro de Cidadelhe" foram registados elementos estruturais decorrentes do processo de romanização ocorrido no seu espaço. Não obstante, pertence à Idade Média uma das estruturas mais evidentes e consistentes nele edificadas: uma torre de planta quadrangular, precisamente sobre um estrato de saibro que cobre algumas das habitações pré-romanas. Na realidade, o povoado terá pertencido a um território administrativo medieval bastante mais amplo, correspondente a uma paróquia suévica, à qual se reuniu uma congregação régia por ordem do rei Ordonho II da Galiza e da Terra Portucalense, logo no segundo ano do seu reinado, em 911.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAlto Douro Vinhateiro
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Cultura Castreja no Noroeste de PortugalSILVA, Armando Coelho Ferreira daEdição1986Paços de Ferreira

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt