Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins, ou de São Jorge, antiga muda de Souto Redondo
Designação
DesignaçãoEdifícios da Mala-Posta de Sanfins, ou de São Jorge, antiga muda de Souto Redondo
Outras Designações / PesquisasEdifício da Malaposta de Sanfins / Edifício da Malaposta de São Jorge / Muda de Souto Redondo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Santa Maria da Feira/Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 1Lugar da Mala-Posta Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.949998-8.514157
DistritoAveiro
ConcelhoSanta Maria da Feira
FreguesiaSanta Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 735/74, DG, I Série, n.º 297, de 21-12-1974 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Posta conheceu um desenvolvimento particularmente significativo na década de 1950, iniciando-se então a utilização de diligências, que possibilitava também o transporte de pessoas, e que veio substituir os correios a pé ou a cavalo utilizados anteriormente.
O processo que viria a culminar na ligação diária entre Lisboa e o Porto teve início em 1852, mas as dificuldades então sentidas só puderam ser superadas após a chegada de Fontes Pereira de Melo ao Ministério das Obras Públicas, delineando-se então um plano alargado e articulado que permitisse fazer avançar a implementação deste serviço. A primeira grande dificuldade, as estradas, começou imediatamente a ser resolvida e em 1854 já era possível percorrer o primeiro troço que ligava o Carregado (onde se chegava no vapor vindo de Lisboa) a Coimbra, demorando 23 horas. O segundo troço, até Vila Nova de Gaia só ficou concluído em 1859 e a viagem entre a capital e o Porto demorava, então, 34 horas.
Ao longo do percurso foi necessário criar estações para trocar os cavalos, a primeira das quais, expressamente concebida para o efeito e que depois serviu de modelo às restantes, foi a de Casal dos Carreiros. Este processo, relativamente rápido, permitiu criar um conjunto de edifícios funcionais, que revelam uma forte unidade na sua depuração arquitectónica.
O edifício de Sanfins apresenta, tal como os restantes, uma planta em U, com os volumes mais avançados marcados por dois janelões à esquerda e duas portas à direita, todos em arco de volta perfeita. O corpo mais recuado é rasgado por porta de remate idêntico flanqueada por duas janelas semicirculares, tal com acontece nos restantes alçados.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens27
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Mala-Posta em PortugalFERREIRA, GodofredoEdição1946Lisboa

IMAGENS

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Vista geral (1973)

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Vista geral (1973)

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Fachada principal (1973)

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Pátio interior (1973)

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Pátio interior (1973)

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Pátio interior (1973)

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Interior: vista parcial (1973)

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Interior: vista parcial (1973)

Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Fachada principal

MAPA

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