Edifícios da Mala-Posta de Sanfins, ou de São Jorge, antiga muda de Souto Redondo | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Edifícios da Mala-Posta de Sanfins, ou de São Jorge, antiga muda de Souto Redondo | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Edifício da Malaposta de Sanfins / Edifício da Malaposta de São Jorge / Muda de Souto Redondo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Edifício | ||||||||||||
Tipologia | Edifício | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Aveiro/Santa Maria da Feira/Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Aveiro | ||||||||||||
Concelho | Santa Maria da Feira | ||||||||||||
Freguesia | Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 735/74, DG, I Série, n.º 297, de 21-12-1974 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Conjunto | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 12707538 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | A Posta conheceu um desenvolvimento particularmente significativo na década de 1950, iniciando-se então a utilização de diligências, que possibilitava também o transporte de pessoas, e que veio substituir os correios a pé ou a cavalo utilizados anteriormente. O processo que viria a culminar na ligação diária entre Lisboa e o Porto teve início em 1852, mas as dificuldades então sentidas só puderam ser superadas após a chegada de Fontes Pereira de Melo ao Ministério das Obras Públicas, delineando-se então um plano alargado e articulado que permitisse fazer avançar a implementação deste serviço. A primeira grande dificuldade, as estradas, começou imediatamente a ser resolvida e em 1854 já era possível percorrer o primeiro troço que ligava o Carregado (onde se chegava no vapor vindo de Lisboa) a Coimbra, demorando 23 horas. O segundo troço, até Vila Nova de Gaia só ficou concluído em 1859 e a viagem entre a capital e o Porto demorava, então, 34 horas. Ao longo do percurso foi necessário criar estações para trocar os cavalos, a primeira das quais, expressamente concebida para o efeito e que depois serviu de modelo às restantes, foi a de Casal dos Carreiros. Este processo, relativamente rápido, permitiu criar um conjunto de edifícios funcionais, que revelam uma forte unidade na sua depuração arquitectónica. O edifício de Sanfins apresenta, tal como os restantes, uma planta em U, com os volumes mais avançados marcados por dois janelões à esquerda e duas portas à direita, todos em arco de volta perfeita. O corpo mais recuado é rasgado por porta de remate idêntico flanqueada por duas janelas semicirculares, tal com acontece nos restantes alçados. (Rosário Carvalho) | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 27 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 1 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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A Mala-Posta em Portugal | FERREIRA, Godofredo | Edição | 1946 | Lisboa |
Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Vista geral (1973)
Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Vista geral (1973)
Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Fachada principal (1973)
Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Pátio interior (1973)
Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Pátio interior (1973)
Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Pátio interior (1973)
Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Interior: vista parcial (1973)
Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Interior: vista parcial (1973)
Edifícios da Mala-Posta de Sanfins - Fachada principal