Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Santa Marta
Designação
DesignaçãoCapela de Santa Marta
Outras Designações / PesquisasCapela de Santa Marta / Capela de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Gouveia/Melo e Nabais
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Melo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.52056-7.534474
DistritoGuarda
ConcelhoGouveia
FreguesiaMelo e Nabais
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28 536, DG, I Série, n.º 66, de 22-3-1938 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEmbora se desconheça a data de fundação da Capela de Santa Marta, a sua tipologia arquitectónica indica-nos que a data de edificação se situará entre a segunda metade do século XVI e os primeiros anos de Seiscentos. As Memórias Paroquiais de 1721 referem que o templo foi fundado por João de Almeida, cónego da Sé da Guarda, e seu irmão António Cabral.
É um pequeno templo de estrutura maneirista de gosto clássico. De planta rectangular disposta longitudinalmente, destaca-se no conjunto exterior o programa decorativo da fachada.
O portal principal, de volta perfeita, é ladeado por duas pilastras e encimado por um friso decorado com relevos de motivos grotescos que revelam a inspiração na tratadística italiana quinhentista, uma vez que são decalcados das imagens do Livro de Arquitectura de Sebastiano Serlio. O conjunto é rematado por frontão curvo interrompido, que ao centro alberga um nicho concheado que integra uma imagem pétrea de São Paulo. A fachada é rematada por frontão triangular, com óculo, ladeado por pináculos.
A fachada lateral, do lado da Epístola, possui um portal de estrutura semelhante ao portal principal, tendo sido inserida no nicho cimeiro a imagem de São João Baptista. Na parede, ladeando a porta, foi rasgada uma janela de moldura rectangular simples com guarda de ferro. No remate da fachada, no alinhamento da janela, foi colocada a sineira. A toda a volta do edifício, na cornija, foram esculpidas gárgulas com decoração antropomórfica.
O interior, de nave única, encontra-se actualmente despojado de todo o recheio ornamental, uma vez que na primeira metade do século XX a pequena capela era utilizada pelos proprietários como armazém. A Fábrica da Igreja Paroquial de Melo adquiriu o templo em 1996, tendo desde então efectuado obras de reparação da estrutura.
Embora este seja um templo rural, de dimensões modestas, a Capela de Santa Marta destaca-se pelo seu eruditismo, o que pressupõe a existência de um encomendante culto e esclarecido, bem como de um autor da traça formado num dos grandes centros de produção artística do país, profundamente ligado aos ensinamentos da tratadística italiana do século XVI.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ 17 de Junho de 2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCasa da Câmara de Melo (antiga)
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Melo na história e na genealogiaFRAGA, João Baptista de AlmeidaEdição1993Lisboa
Corografia setecentista do concelho de GouveiaMOTA, EduardoEdição1992Gouveia

IMAGENS

Capela de Santa Marta - Fachada principal

Capela de Santa Marta - Interior: parede do altar-mor

Capela de Santa Marta - Fachada principal: registo superior

Capela de Santa Marta - Fachada principal: remate do portal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt