Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Troço de via romana em Alqueidão da Serra
Designação
DesignaçãoTroço de via romana em Alqueidão da Serra
Outras Designações / PesquisasTroço da Via Romana em Alqueidão da Serra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Via
TipologiaVia
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Porto de Mós/Alqueidão da Serra
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -na Serra, a via é servida por E.M. Alqueidão/Carreirancha/Bouceiros; nos vales, um troço é atravessado por est. não alcatroada Casais dos Vales/Vales/ Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.610418-8.768232
DistritoLeiria
ConcelhoPorto de Mós
FreguesiaAlqueidão da Serra
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 29/90, DR, I Série, n.º 163, de 17-07-1990 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914648
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaÉ sobremaneira difícil (senão, mesmo, impossível) desligar a temática da antiga rede viária romana lançada no actual território português de um vasto conjunto de condições políticas e económicas que a suscitaram e substanciaram, relacionando-a com o ordenamento territorial, parte essencial da estratégia de domínio (neste caso) romano sobre as regiões que ia conquistando, independentemente da sua vastidão.
E tal como sucedia nos demais territórios colocados sob a égide da Roma imperial, a presença romana nas regiões actualmente definidas pelas fronteiras físicas portuguesas caracterizou-se pela implementação de uma política administrativa apoiada em duas grandes pedras basilares, das quais dependia, na verdade, a perpetuação da sua supremacia: na definição de unidades político-administrativas e no traçado de vias, estas últimas absolutamente essenciais às ligações permanentes e céleres que se pretendia manter entre os principais aglomerados populacionais, e que se renovavam à medida das exigências e das alterações produzidas no centro do Império, independentemente da sua natureza.
A primeira destas traves mestras assentou essencialmente na definição territorial de civitates, as mais vulgares unidades político-administrativas romanas, aproximadas, no que à área abrangida se referia, aos actuais distritos, centralizadas em torno de uma capital, à qual se subordinavam outras unidades urbanas e a respectiva população rural.
Um regime que, como é natural, exigia um sistema viário bem estruturado, porquanto essencial à circulação de bens e pessoas, designadamente das entidades às quais competia manter a ordem nos territórios conquistados.
Situado numa zona de acentuado declive e com bom domínio visual sobre o território envolvente, o "Troço de Via Romana em Alqueidão da Serra" remanescente não possuirá mais do que cem metros de extensão e quatro de largura, embora alguns carreiros actualmente visíveis nas imediações perfaçam pequenos troços da primitiva via. Construído entre os séculos I a. C. e I d. C., o troço em questão pertenceria à via que unia as localidades de Scallabis (Santarém) e Collipo (Leiria), dois importantes pólos administrativos vigentes em plena Antiguidade romana. Mas não só. Com efeito, o objectivo do seu lançamento seria mais abrangente, ligando Sellium (Tomar) ao porto de Paredes de Vitória (no concelho de Alcobaça) e Conimbriga (Coimbra).
Além disso, os aglomerados populacionais de carácter secundário emergiam ao longo destas vias, numa comprovação da relevância, quer das mesmas para o desenvolvimento urbano, quer da maneira como a própria administração imperial teve em consideração a realidade populacional e relacional preexistente. Uma situação que poderá ser facilmente comprovada, no caso em epígrafe, pela recolha, ao longo da via, de vários vestígios (designadamente cerâmicos) romanos e escórias resultantes de actividades metalúrgicas, ainda que pudessem decorrer do assíduo transporte do minério de ferro intensamente explorado na região pelos romanos. E, na verdade, a pertinência do traçado então levado a efeito seria confirmado ao longo dos séculos subsequentes, nomeadamente em plena Idade Média, altura em que se executaram alguns restauros pontuais.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"O Reordenamento Territorial", Nova História de Portugal: Portugal das origens à romanizaçãoALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1990LisboaNova Historia de Portugal, 1, pp. 352-382
Padrões de povoamento na Alta Estremadura - da Idade do Ferro à RomanizaçãoFIGUEIREDO, António Jorge FerreiraEdição1998Porto

IMAGENS

Troço de Via Romana em Alqueidão da Serra - Casa de apoio

Troço da Vila Romana de Alqueidão da Serra - Vista parcial

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt