Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castro de Vilarandelo
Designação
DesignaçãoCastro de Vilarandelo
Outras Designações / PesquisasAlto da Muradela
Alto da Cividade
Alto das Muradelhas
Castro de Vilarengo
Muradelhe / Castro de Vilarandelo / Alto da Muradela ou Muradelha / Alto da Cividade (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Povoado Fortificado
TipologiaPovoado Fortificado
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Valpaços/Vilarandelo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Alto da Muradelha- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.672312-7.307619
DistritoVila Real
ConcelhoValpaços
FreguesiaVilarandelo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica"Imóvel de Interesse Público" desde 1986, o "Castro de Vilarandelo" (ou "Muradelhe", como é localmente mais conhecido) ergue-se nas proximidades da localidade de Vilarandelo de modo relativamente isolado no topo de uma colina sobranceira ao rib.º do Piago, com uma implantação estratégica e condições de defesa natural assaz modestas.
Referenciado no início do século XVIII por D. Jerónimo Contador de Argote (1676-1749), este povoado fortificado da Idade do Ferro possuía um sistema defensivo composto de apenas duas linhas de muralha granítica (que, nalguns pontos, chegava a atingir cerca de dois metros de espessura) edificadas com silhares assentes em seco, em aparelho irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos com pedra miúda, às quais se associaria um área de pedras fincadas. Não obstante, a identificação de alguns dos seus troços foi apenas possível mercê do registo efectuado de alguns taludes e aglomerações pétreas, estas últimas claramente decorrentes dos sucessivos derrubes ocorridos na sua estrutura original ao longo dos tempos.
A primeira linha de muralha delimitava um vasto recinto aplanado de configuração subcircular, onde foram encontrados vestígios de várias construções habitacionais de planta predominantemente circular, cujas paredes foram de igual modo edificadas com dois paramentos preenchidos. Apesar da densa cobertura vegetal, encontraram-se alguns fragmentos de cerâmica, cuja natureza, aliada às diferenças observadas no aparelho do muralhado, parece apontar para a existência, no povoado, de dois períodos distintos de ocupação, o segundo dos quais relativo à Idade Média. Além disso, estamos perante um arqueosítio inserido numa zona com alguma abundância do ponto de vista arqueológico, como parece atestar a existência, nas suas proximidades, de uma via romana, que estabeleceria a ligação com a antiga Chaves - Aquae Flaviae -, confirmada, ademais, pela presença de um marco militar intacto - cippo -.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias10

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Cultura Castreja no Noroeste de PortugalSILVA, Armando Coelho Ferreira daEdição1986Paços de Ferreira
Memorias para a historia ecclesiastica do arcebispado de BragaARGOTE, Jerónimo Contador deEdição4 Volumes Publicado a 1732
Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental, 6 vols., Dissertação de Doutoramento apresentada à Universidade do MinhoLEMOS, Francisco SandeEdição1993Braga6 Vols.
Concelho de Valpaços. Carta ArqueológicaFREITAS, Adérito MedeirosEdição2001Valpaços
De Aquae Flaviae a Chaves. Povoamento e organização do território entre a Antiguidade e a Idade MédiaTEIXEIRA, Ricardo Jorge Coelho Marques AbrantesEdição1986Porto
Breves Notas sobre a região do Alto TâmegaMARTINS, João BaptistaEdição1984Chavesp. 41
Monografia de ValpaçosMARTINS, A. VelosoEdição1978Porto
O Concelho de ValpaçosLOPO, Joaquim de CastroEdição1954Lourenço Marques
Visita a Castros nos arredores de ChavesMONTALVÃO, AntónioEdição1971Chavespp. 13-17
"As Pias dos Mouros. Argeriz - Carrazedo de Montenegro", Trabalhos de Antropologia e EtnologiaFREITAS, Adérito MedeirosEdição1978Portovol. 23, fasc. 4, pp. 253-266

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt